Notícia

Participação da Bahia nas Olimpíadas de 2016 é oficializada

3 março, 2015

A escolha da Bahia para receber cerca de 10 jogos de futebol dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi oficializada nesta terça-feira (03/03), durante reunião entre o governador, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, e representantes do Comitê Organizador, quando foi assinada a carta de intenção. Além de sediar os jogos em Salvador, na Arena Fonte Nova, o estado deve receber seleções em centros de treinamento que serão definidos para as etapas preparatórias, antes das partidas começarem.
O comitê apresentou a proposta e falou sobre aspectos relevantes para a recepção dos atletas, jogos e turistas, como a infraestrutura da cidade, com estádio oficial, campos de treinamento, transporte público para atender principalmente aos locais de competição, segurança, acomodações e oferta de serviço de saúde. Para o diretor executivo de operações do comitê, Marco Aurélio Vieira, a infraestrutura da capital baiana foi decisiva para a escolha.
“A única competição que não se realiza no Rio de Janeiro é o futebol, e Salvador não poderia ficar de fora. Isso porque precisamos, para as Olimpíadas, da concentração de atletas num único local e de que toda população se envolva publicamente em termos de participação com o evento. Agora não falta mais nada, vamos apenas afinar alguns detalhes”, explicou.
Declarando apoio à vinda dos jogos para a Bahia, o governador Rui Costa afirmou durante a reunião que formará um grupo de trabalho, com diversos órgãos e sob liderança da Setre, para acompanhar e organizar a vinda dos jogos e seleções. “Mais uma vez, assim como na Copa, teremos os olhos do mundo voltados para a Bahia, e teremos condições de receber ainda melhor os atletas e turistas”. Ele apontou ainda obras importantes na capital, que estarão prontas e sendo finalizadas até 2016, como a extensão do Metrô e as avenidas Gal Costa e 29 de março.
Além de Salvador, as cidades de Belo Horizonte e Brasília também foram visitadas pelo Comitê Olímpico para recepcionar as 28 seleções da competição de futebol, entre equipes femininas e masculinas. Os jogos começam no dia 3 de agosto, antes mesmo da abertura oficial das Olimpíadas, marcada para 5 de agosto de 2016.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados