Notícia

Passeio ciclístico celebra Dia Mundial sem Carro em Salvador

23 setembro, 2015

O Dia Mundial sem Carro, comemorado nesta terça-feira (22), contou com programação em Salvador, que começou desde o domingo (20).  Na data oficial, foi realizado um passeio ciclístico com saída da Praça Thomé de Souza, indo até o bairro do Campo Grande e com término em frente à Câmara Municipal de Salvador.

As ações foram realizadas para conscientizar a sociedade sobre o uso de alternativas baratas e limpas de locomoção. O vereador Everaldo Augusto (PCdoB), ciclista e apoiador da causa, participou de toda a programação e lembrou os problemas causados pelo uso intenso de automóveis, sobretudo nos grandes centros urbanos, e convidou ao uso de meios de transporte sustentáveis, a exemplo da bicicleta.

“Acreditamos que um sistema público de transporte intermodal seja a solução com ciclovias em toda a cidade. Não adianta querer que a população ande de bicicleta se não temos a estrutura adequada. A bicicleta não é apenas uma ferramenta de lazer. Queremos conscientizar a população a sair de casa e se locomover de bicicleta”, defendeu Everaldo Augusto.

O ciclista Jackson Cunha, que participou do evento do Dia Mundial Sem Carro em Salvador, criticou a falta de ciclovias na capital baiana. “Nós ainda não temos uma estrutura adequada de ciclovia. Nosso trânsito não oferece segurança para o ciclista. Precisamos diminuir o fluxo de carros na cidade, melhorar o transporte coletivo. Acreditamos que os poderes públicos devem incentivar o uso da bicicleta seja o caminho”, argumentou.

Mesmo sem a estrutura adequada, o que a maioria dos ciclistas sonha, na perspectiva mais otimista, é o que executa o morador da Cidade Baixa, popularmente conhecido como Gui Adolfo, do grupo de ciclismo Itapagipe é do Pedal. Além de usar a bike nos momentos de lazer, ele vai ao trabalho diariamente e até viaja com a bicicleta.

“Pedalo desde menino, mas estou desde 2008 nesta luta pela mobilidade urbana e por menos poluição, chamando a atenção do povo sobre a importância de pedalar. A bicicleta é o transporte do momento”, avaliou Gui Adolfo.

Transporte sustentável

Autor da lei que foi sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial do Executivo em 21 de agosto de 2015, Everaldo Augusto (PCdoB) lembrou que se trata de um grito por cidades mais limpas. “Quando nossa cidade se incorpora a este grito mundial é uma grande vitória da nossa população porque a partir daí o poder público se responsabiliza em tomar medidas não somente para garantir efetivamente que a cidade tenha um dia sem carro, mas se compromete também nesta luta incessante por cidades sustentáveis,”, afirmou Everaldo Augusto.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados