Notícia

PCdoB aumenta em 60% o número de prefeituras na Bahia

17 novembro, 2020

O PCdoB na Bahia sai vitorioso do primeiro turno das eleições deste ano, realizado no último domingo (15/11), pois conseguiu aumentar em 60% a presença em prefeituras do estado, em relação ao último pleito. Neste ano, o partido conquistou 16 prefeituras, um aumento de seis, em comparação a 2016, quando foram eleitos dez prefeitos.

O presidente estadual do Partido, Davidson Magalhães, comemorou o resultado, que coloca o PCdoB entre os partidos que mais cresceram na eleição de 2020, e parabenizou todas as candidaturas eleitas. “Esse crescimento foi uma vitória importante do partido na Bahia e revelou a boa aceitação que as nossas ideias têm conquistado nos municípios do estado”, avaliou.

Davidson destacou o expressivo índice de reeleição. Foram reeleitos prefeitos do PCdoB em seis dos 16 municípios: Em Licínio de Almeida (Frederico Vasconcelos), Correntina (Maguila), Campo Alegre de Lourdes (Enilson da Silva), Capela do Alto Alegre (Dr. Nei), Várzea do Poço (Manoel Carneiro Filho) e Caetanos (Paulo de Reis).

“Tivemos um alto índice de reeleição e onde não reelegemos, perdemos com uma margem muito pequena. O nível de aceitação e reconhecimento das gestões do PCdoB foi importante. Parabenizo todos os prefeitos reeleitos do partido que têm feito gestões de excelência”, disse o presidente.

Capital

Em Salvador, a candidata a prefeita do PCdoB, Olívia Santana, não foi eleita, mas Davidson considerou positiva a participação do partido no processo eleitoral. “O nosso desempenho na capital foi positivo. O que aconteceu na reta final foi uma falsa polarização, uma autofagia dos votos do governo. Isso terminou prejudicando Olívia, mas, no entanto, ela cresceu a votação em relação a 2018 [quando foi eleita deputada estadual] e firma a sua liderança”, completou o presidente.

Na Câmara de Vereadores de Salvador, o Partido manteve as duas cadeiras que conquistou em 2016, apenas com uma alteração: no lugar de Aladilce Souza, entra Augusto Vasconcelos, que vai dividir a bancada com Helio Ferreira, que foi reeleito.

Interior

Entre os municípios que elegeram candidatos do PCdoB, o maior deles é Jacobina, no Piemonte da Diamantina, que tem mais de 80 mil habitantes. Foi eleito prefeito da cidade o jovem agricultor Tiago Dias, que conseguiu derrotar grupos políticos que estavam no poder há anos.

Na lista de candidaturas eleitas, está a de uma mulher: Dona Nilda, escolhida prefeita pela população do município de Poções, na região sudoeste do estado. Em breve, será divulgada a lista de vice-prefeituras

O PCdoB também cresceu no número de vagas ocupadas nas câmaras municipais, mesmo com o fim da coligação das chapas proporcionais. De 212 vereadores e vereadoras em 2016, o partido saltou para 219 em 2020 – um aumento de sete novas cadeiras no Legislativo municipal.

A relação completa das 16 prefeituras conquistadas pelo PCdoB-BA pode ser conferida abaixo:

 

Aratuípe: Professor Tone

Caetanos: Paulo de Reis

Capela do Alto Alegre: Dr. Nei

Campo Alegre de Lourdes: Enilson da Silva

Correntina: Nilson Rodrigues (Maguila)

Itagibá: Marcos Barreto (Marquinhos)

Jacobina: Tiago Dias

Licínio de Almeida: Frederico Vasconcelos

Macururé: Leandro Bergue da Cruz

Poções: Dona Nilda

Remanso: Marcos Palmeira

Rodelas: Emanuel Ferreira

Serrolândia: Gildo Mota

Tapiramutá: Roberto dos Santos

Várzea da Roça: Danillo Sales

Várzea do Poço: Manoel Carneiro Filho

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados