Notícia

PCdoB-BA inicia encontros regionais em Feira de Santana

10 abril, 2015

O Comitê Estadual do PCdoB iniciou a série de encontros regionais nesta sexta-feira (10/4), no município de Feira de Santana, a 110 km de Salvador. A intenção das atividades é de discutir os novos desafios políticos, planejar as conferências municipais e fóruns de macrorregião, e dar início à preparação do projeto eleitoral do partido para 2016.
Apesar das dificuldades causadas pela chuva, o primeiro encontro foi bem positivo, avaliou Javier Alfaya, que foi a Feira de Santana representar os comitês estadual e central do partido. “Foi um encontro excelente. Apesar dos impedimentos, o PCdoB conseguiu mobilizar a militância da região e está de parabéns por isso. O discurso [dos presentes] era otimista em relação à necessidade de fazer o partido crescer”.
A estimativa é de que, pelo menos, 80 pessoas tenham participado da discussão. Além de Alfaya, também estiveram presentes na mesa de debates a representante da Comissão Estadual de Organização, Manuela Simões; Fred Torres, presidente do Comitê Municipal de Feira; Luciano Marques, da União da Juventude Socialista (UJS); e Elvia Magalhães, representando o mandato da deputada federal Alice Portugal.
Uma das principais questões tratadas foi a ausência do PCdoB na Câmara de Vereadores de Feira e de outros municípios importantes da região, como Santo Estevão e Conceição do Jacuípe, por exemplo. A partir disso, foi firmado um compromisso de reunir esforços para a eleição de vereadores comunistas no ano que vem.
“Não temos vereadores aqui. Há a necessidade de mudar esse cenário e todos estão empolgados com a tarefa para 2016. Temos que fazer o partido aparecer e crescer”, afirmou Javier Alfaya.
Além da disputa eleitoral de 2016, outra questão entrou na pauta: a necessidade de ampliar a presença do PCdoB nos movimentos sociais da região. “Achei muito positiva a apresentação da demanda e temos também esse desafio de crescer em segmentos sociais, a exemplo do movimento de metalúrgicos e dos professores”, continuou Javier Alfaya.
Os próximos encontros regionais terão sede nos municípios de Porto Seguro, no Sul, e Irecê, no Centro-Norte (ambos acontecem no sábado, dia 11). Na sexta-feira (17), é a vez de Vitória da Conquista, na região Sudoeste. O PCdoB está presente em 409 dos 417 municípios baianos.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados