Notícia

PCdoB-BA manifesta pesar pela morte de Fernando Aranha

26 maio, 2015

 
fernando aranha
 
Os comitês do PCdoB na Bahia e no município de Alagoinhas manifestam profundo pesar pela morte de Antônio Fernando Xavier dos Santos, mais conhecido como Fernando Aranha, militante histórico do partido. Aranha morreu na última segunda-feira (25/5), em Alagoinhas, na região nordeste do estado, de complicações associadas ao diabetes mellitus.
O ingresso de Fernando Aranha nas fileiras do partido aconteceu na década de 1970, ao lado de Uiraçu Batista, a partir da militância no movimento estudantil do tradicional Colégio Alexandre Fleming. Pela participação nas lutas contra a ditadura militar (1964-1985), foi preso em Alagoinhas e encaminhado à capital, Salvador, para o Quartel de Amaralina, onde chegou a ser torturado, e indiciado pela Lei de Segurança Nacional.
Ao sair da prisão, na metade da década de 1970, continuou engajado no movimento estudantil, dessa vez na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, com o ingresso no curso de História. Anistiado em 1979, voltou a Alagoinhas já no início da década de 1980, para reestruturar o PCdoB local e se candidatar a vereador – foi eleito em 1982, com a legenda emprestada pelo PMDB, pois o partido ainda estava na clandestinidade.
“Aranha teve um mandato muito destacado. Foi ele quem inaugurou a prática das audiências públicas. Esteve presente em todas as lutas que marcaram a década de 1980, como os movimentos pelas ‘Diretas Já’ e a campanha de Waldir Pires Governador”, afirmou o presidente do PCdoB em Alagoinhas, Pedro Marcelino. “Estamos todos consternados com essa perda”, completou.
No PCdoB, Fernando Aranha permaneceu até o início da década de 1990 e, nessas mais de duas décadas, abriu o caminho – como o primeiro vereador do PCdoB em Alagoinhas – e deu contribuições importantes para atuação comunista no município. Ingressou no PDT em seguida, onde esteve até agora, como presidente municipal daquele partido.
“Perde a família, perdem os amigos, perde a esquerda, perdem os democratas, perde a cidade. Deixa saudades, Antônio Fernando Aranha Xavier dos Santos”, escreveu Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás, que atuou ao lado de Aranha em Alagoinhas, na década de 1980, durante a reorganização do PCdoB local.
Fernando Aranha tinha 64 anos e deixa esposa e três filhos. Atualmente, era subsecretário de Governo na Prefeitura Municipal, que decretou luto oficial de três dias. O enterro será na tarde desta terça-feira (26), no Cemitério Praça da Saudade, em Alagoinhas.
 
Foto: Prefeitura Municipal de Alagoinhas 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados