Notícia

PCdoB-BA propõe debate sobre racismo e pandemia no Dia da África

17 maio, 2021

O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia realiza, na terça-feira (25/05), Dia Mundial da África, um debate sobre o combate ao racismo no Brasil, a partir das 18h, por meio da plataforma Zoom. Militantes, movimentos sociais e interessados no tema são esperados para a discussão sobre o contexto, os desafios diante da pandemia e as mudanças atuais do capitalismo no mundo, a partir do recorte racial.

Para o debate, foram convidados a secretária nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, a deputada estadual Olívia Santana, e o cientista social e comunicador Big Richard, que também é rapper e autor do livro ‘Maioria Minorizada’. A abertura terá a participação do presidente estadual do Partido, Davidson Magalhães, e dos deputados federais comunistas Alice Portugal e Daniel Almeida.

Na ocasião, a Secretaria Estadual de Combate ao Racismo vai apresentar o Plano Bianual 2021/2022, de atuação no estado. Segundo o secretário Alexandro Reis, é extremamente relevante realizar, em um momento difícil como o atual, um encontro envolvendo a militância antirracista do partido para construir um plano até 2022 e analisar o momento atual.

“Estamos num período muito triste e trágico da história recente do país. Vivenciamos o recrudescimento do racismo, o aumento da violência, da desigualdade, do desemprego e da miséria. Torna-se necessário fortalecer a unidade e a organização do nosso povo para resistir e superar esse quadro tão difícil, derrubar o governo fascista que tomou o poder e restituir a força do povo”, disse o secretário.

O evento também vai contar com intervenções de Sirlene Assis, ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado (DPE); do presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá, Cacique Aruã; e da presidenta nacional da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), Ângela Guimarães.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. Mais informações pelo telefone/Whatsapp (75) 98805-1319 (Thuane Maria).

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados