Notícia

PCdoB-Bahia aumenta para três o número de deputados federais

1 janeiro, 2015

A bancada do PCdoB da Bahia no Câmara Federal vai ganhar um reforço. O economista Davidson Magalhães, que na disputa eleitoral de outubro permaneceu na 2ª suplência, vai assumir o mandato de deputado federal, em 2015, com a ida de deputados eleitos da base para o secretariado do novo governador da Bahia, Rui Costa (PT).
O governador eleito anunciou, nesta sexta-feira (19/12), o nome do deputado federal Nelson Pelegrino (PT) para a Secretaria do Turismo (Setur), e já havia anunciado, na terça (16), o nome do também deputado Josias Gomes (PT) para a Secretaria de Relações Institucionais (Serin). A licença dos dois para assumir as pastas é o que possibilitou alçar Davidson ao mandato.
Davidson MagalhaesCom a nova composição, a bancada comunista da Bahia passa a ter três parlamentares: além de Davidson Magalhães, os deputados Alice Portugal e Daniel Almeida. O 1º suplente da coligação, que também deve assumir o mandato, é Fernando Torres (PSD).
Davidson Magalhães é natural do município de Itabuna, no Sul baiano, onde possui uma base forte. A trajetória política foi iniciada com a participação no movimento estudantil e ingresso no PCdoB, na década de 1970, quando o partido ainda estava na clandestinidade.
Ao receber a notícia da ida de Pelegrino para a Setur, Davidson comemorou e disse que o Partido é quem sai fortalecido, por conseguir resgatar a tradição de ter, pelo menos, três cadeiras na Câmara Federal. “Podemos ter, agora, portanto, uma atuação mais capitalizada na Bahia e, no meu caso, no Sul e Extremo-Sul do Estado. Isso cria condições para que o partido aumente a participação em 2016 nos municípios”.
Nas urnas, Davidson Magalhães recebeu 65.171 votos. Ele também é vice-presidente do PCdoB-Bahia, professor universitário e conselheiro do Corecon-BA (Conselho Regional de Economia do Estado). Esteve à frente da Bahiagás (Companhia de Gás da Bahia), de onde se afastou para concorrer às eleições.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados