Notícia

PCdoB-Bahia inicia encontros regionais a partir do dia 10

31 março, 2015

O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia prepara, através da Secretaria de Organização, uma série de 11 encontros regionais de mobilização partidária no estado, que tem início a partir do próximo dia 10 de abril. A intenção é discutir os novos desafios políticos, planejar as conferências municipais e fóruns de macrorregião, e dar início à preparação do projeto eleitoral do partido para 2016.
Segundo a secretária estadual de Organização, Daniele Costa, o diálogo com a militância é necessário e traduz o perfil democrático e de vanguarda do PCdoB. “Queremos aglutinar a nossa militância dos comitês municipais, que atuam nos movimentos sociais, que possuem uma inserção social, e debater o lugar político do PCdoB nessa atual conjuntura, de muita complexidade”, explicou a secretária.
O primeiro dos encontros acontece em Feira de Santana, escolhida como sede para os municípios localizados nas regiões do Portal do Sertão, Sisal, Bacia do Jacuípe, Semiárido Nordeste II, Litoral Norte, Agreste de Alagoinhas e Piemonte do Paraguaçu. A última atividade está prevista para acontecer no dia 10 de maio, em Jequié, que vai abrigar os municípios do Médio Rio de Contas.
[a lista completa de regiões e datas dos encontros está no final da matéria].
O PCdoB está presente em 409 dos 417 municípios baianos. Com os encontros regionais, as cidades serão orientadas na elaboração das conferências municipais, que são preparatórias para a conferência estadual. Marcado para acontecer nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o encontro estadual vai discutir, entre outras questões, a composição da nova direção.
Para as eleições de 2016, a orientação será para a construção já neste ano do projeto político que será apresentado à população, de forma a elaborar propostas alternativas e coerentes com os princípios defendidos pelo partido. O objetivo do PCdoB para as próximas eleições é aumentar o número de vereadores e prefeitos eleitos nos municípios.
O partido já sinalizou a pretensão de disputar a prefeitura de cidades importantes, como a capital, Salvador, além de Barreiras, Vitória da Conquista e Juazeiro. “Sobre 2016, queremos discutir como que o PCdoB se apresenta como uma alternativa de poder nessas cidades”, continuou Daniele Costa.
A cada encontro, um grupo de dirigentes será enviado para mediar as discussões. No debate sobre o cenário político, os mediadores apresentarão a resolução da última reunião do Comitê Estadual, que determinou como questão central para o partido o enfrentamento da crise que afeta o governo da presidenta Dilma Rousseff.
 
Confira a relação dos encontros regionais:
 
PORTAL DO SERTÃO/ SISAL/ BACIA DO JACUIPE/ SEMI ÁRIDO NORDESTE II/ LITORAL NORTE E AGRESTE DE ALAGOINHAS/PIEMONTE DO PARAGUAÇU
LOCAL: Feira de Santana
DATA: 10/04
LOCAL: ESCOLA LUIS EDUARDO MAGALHÃES
 
COSTA DO DESCOBRIMENTO/EXTREMO SUL
LOCAL: Porto Seguro
DATA: 11/04
LOCAL: CÂMARA DE VEREADORES
 
IRECÊ/ CHAPADA DIAMANTINA/ PIEMONTE DA DIAMANTINA
LOCAL: Irecê
DATA: 11/04
 
VITÓRIA DA CONQUISTA/ MEDIO SUDOESTE DA BAHIA/SERTÃO PRODUTIVO/BACIA DO PARAMIRIM
LOCAL: Vitória da Conquista (Câmara de Vereadores)
DATA: 17/04
 
LITORAL SUL/BAIXO SUL/PARTE DO MEDIO RIO DE CONTAS
LOCAL: Itabuna
Data: 18/04
CÂMARA DE VEREADORES
 
BACIA DO RIO CORRENTE/ BACIA DO RIO GRANDE/ VELHO CHICO
LOCAL: Barreiras
DATA: 18/04
CÂMARA DE VEREADORES
 
SERTÃO DO SÃO FRANCISCO/ PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU/ ITAPARICA
LOCAL: Juazeiro
DATA:25/04
 
REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR
LOCAL: Camaçari
DATA: 26/04
 
RECÔNCAVO/ VALE DO JiQUIRIÇÁ
Local: Cruz das Almas
DATA: 09/05
CÂMARA DE VEREADORES
 
SERTÃO PRODUTIVO/BACIA DO PARAMIRIM
LOCAL: Guanambi
AUDITÓRIO DO STR
DATA: 09/05
 
MÉDIO RIO DE CONTAS
Local: Jequié
DATA: 10/05
LOCAL: Sindicato dos Bancários
 
 
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados