Notícia

PCdoB-Conquista se afasta do PT e constrói candidatura própria

7 julho, 2015

Em uma carta aberta à população, o Comitê Municipal do PCdoB em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, colocou à disposição do prefeito Guilherme Menezes (PT) os cargos que possui no governo da cidade. A decisão torna público o rompimento dos dois partidos no município e confirma a intenção do PCdoB de lançar candidatura própria nas eleições do ano que vem.
Segundo a carta, o rompimento se deve ao fato de o PT não aceitar o diálogo “com o PCdoB e com outros segmentos da sociedade conquistense, o que resultou numa carência cada vez maior de um debate mais amplo com todos os que se comprometem com o desenvolvimento do nosso município”. Para os dirigentes comunistas, o governo está ‘encastelado’.
O PT e o PCdoB participam, junto com o PSB e o PV, da Frente Conquista Popular, que, desde 1992, está à frente do governo municipal. Desde então, os comunistas sempre integraram as gestões encabeçadas pelo Partido dos Trabalhadores. “Neste período, contribuímos com o melhor do nosso empenho para o sucesso desta gestão, da qual sempre participamos com seriedade e presteza”, continua a carta.
Recentemente, a Comitê Estadual do Partido incluiu a disputa em ‘Conquista’ na lista de prioridades para 2016 e apontou o nome do deputado estadual Fabrício Falcão como pré-candidato. Com o afastamento do PT, o PCdoB já inicia os trabalhos de construção do projeto político e conclama outros partidos e as organizações da sociedade para uma aliança que pretende ser renovadora.
“O acúmulo de experiência legitima o PCdoB a se afirmar como protagonista de um processo renovador, que não nega o passado de vitórias, mas abre amplas possibilidades para novas conquistas.  […] Nos colocamos na construção de um campo alternativo de forças que desejem estruturar um novo projeto de desenvolvimento para o município de Conquista”, finaliza o documento.
Vitória da Conquista é o terceiro maior município da Bahia – atrás da capital, Salvador, e de Feira de Santana. O presidente do comitê municipal é o vereador Andreson Ribeiro.
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados