Notícia

PCdoB já tem definida disputa eleitoral em quatro grandes cidades

13 maio, 2015

O Comitê Estadual do PCdoB consolidou, a partir dos debates das últimas reuniões, o entendimento de que é preciso ampliar a participação do partido na disputa pelas prefeituras dos municípios com mais de 100 mil habitantes, nas eleições do ano que vem. Com a decisão, quatro entre os maiores municípios do estado já possuem pré-candidaturas comunistas: Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro.
Em Salvador, a capital e a maior população do estado (3 milhões de habitantes, aproximadamente), o nome escolhido para a disputa foi o da deputada federal Alice Portugal. No terceiro maior município, Vitória da Conquista, na região Sudoeste, que possui população de 340 mil, quem deve concorrer a prefeitura é o deputado estadual Fabrício Falcão.
A ex-deputada estadual Kelly Magalhães é a pré-candidata a prefeita no município de Barreiras, na região Oeste, com população de mais de 150 mil habitantes. Em Juazeiro, no Norte, onde o PCdoB tem presença com o atual prefeito Isaac Carvalho, um novo nome será apresentado – Isaac já está no segundo mandato e não pode concorrer. A população juazeirense é de mais de 215 mil.
A secretária estadual de Organização do PCdoB, Daniele Costa, explicou que a política de ampliação da presença de comunistas nas gestões públicas pretende revelar um outro perfil do partido. “Nós precisamos fortalecer essa perspectiva de o PCdoB ser um partido de luta social, mas também um partido com capacidade de governar as grandes cidades”.
Como ainda falta mais de um ano para as eleições de 2016, a lista de quatro municípios de maior expressão em que o PCdoB disputará as eleições ainda pode crescer. Segundo o IBGE, existem na Bahia 17 municípios com mais de 100 mil habitantes, dentre os 417 totais.
A disputa pelas grandes cidades não vai diminuir, no entanto, os esforços para as eleições nos municípios menores, com menos de 100 mil habitantes, onde o partido já participa das eleições majoritárias. Atualmente, considerando Juazeiro, o PCdoB possui 13 prefeituras na Bahia e a expectativa é de aumentar significativamente esse número em 2016 também entre as menores cidades.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados