Notícia

PCdoB lamenta a morte do militante histórico Ismael de Souza

2 fevereiro, 2015

O Comitê Estadual do PCdoB informa, com pesar, a morte do militante histórico Ismael Coelho de Souza, de 71 anos, que aconteceu no último domingo (1º/2), no município de Simões Filho. Ismael tinha problemas crônicos de saúde, como diabetes e hipertensão, e passou mal durante um culto de uma igreja evangélica que frequentava, de onde foi levado já sem vida a um hospital.
O ingresso de Ismael nas fileiras do Partido se deu na década de 1970, em plena ditadura militar. Nesse período deu grande contribuição para a organização dos trabalhadores metalúrgicos no enfrentamento aos patrões e à ditadura, integrando a Frente de Resistência. Em 1983, participou do movimento que tirou os pelegos do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia e reorganizou a entidade.
“Ismael serviu de ensinamento para o Partido. Nos anos de chumbo, nunca se firmava em uma empresa, pois tinha como missão passar por várias delas e mobilizar os trabalhadores para a luta”, conta o presidente do PCdoB em Simões Filho, Antônio Gavião. Nascido em Salvador, Ismael decidiu fixar residência em Simões Filho, onde passou a atuar.
Com a volta do PCdoB à legalidade, em 1985, Ismael passa a integrar, oficialmente, o partido, com o preenchimento da ficha de filiação, que completa 30 anos esse ano. De lá para cá, nunca se afastou da luta dos trabalhadores, atuando como diretor do Sindicato dos Metalúrgicos e colaborador de outras entidades do movimento sindical. “Onde estava a luta dos trabalhadores, lá estava ele”, completa Gavião.
Ismael foi enterrado nesta segunda-feira (2/2), no Cemitério São Miguel, no Centro de Simões Filho. Ele deixa filhos e netos, com quem o PCdoB se solidariza.
 
Da Redação.
 
 
 
 
 
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados