Notícia

PCdoB na Câmara: Alice, Daniel e Davidson estão entre os baianos contra o financiamento privado

14 agosto, 2015

Dos 39 deputados federais baianos presentes na Câmara Federal, em Brasília, na última quarta, apenas 11 votaram contra o ponto mais polêmico da Reforma Política: a doação de empresas para partidos políticos em campanhas eleitorais. Todos os contrários são da base aliada do governador Rui Costa e da presidente Dilma Rousseff (PT), inclusive os três da bancada comunista.

Com nove votos acima do exigido, o financiamento foi aprovado em segundo turno com 317 favoráveis e 162 contrários. Apenas um parlamentar se absteve. Com isso, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 182/07) segue para aprovação no Senado. A PEC estabelece que empresas só podem doar aos partidos. Os candidatos, no entanto, poderão receber doações apenas de pessoas físicas.

Para o deputado Daniel Almeida, que fez parte da comissão especial que analisou a proposta, a Câmara não consegui vencer o grande desafio “que é aprovar uma reforma política que democratize e suprima o financiamento empresarial das campanhas eleitorais.” Segundo ele, o financiamento empresarial é fonte dos casos de corrupção e, por isso, é rejeitado pelo conjunto da sociedade. E destacou ainda a influência do poder econômico nas eleições a partir do financiamento de empresas na campanha eleitoral.

A deputada Alice Portugal compartilha da opinião de Daniel. “A contribuição de empresas para partidos políticos é um atrativo enorme à corrupção no país”. Por conta disso, diversas vezes, ela usou a tribuna da Câmara para protestar contra este tipo de financiamento.

O tema foi o mais polêmico de toda a reforma política e sua aprovação, ainda em primeiro turno após manobra de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), gerou contestação no Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, a expectativa é que o Senado altere o texto e não ratifique a reforma aprovada na Câmara.

A FAVOR

DEM

Cláudio Cajado

Elmar Nascimento

José Carlos Aleluia

Paulo Azi

PDT

Félix Mendonça Junior

PMDB

Lúcio Vieira Lima

PP

Cacá Leão

Mário Negromonte Jr

Roberto Britto

Ronaldo Carletto

PR

João Carlos Bacelar Filho

José Rocha

PRB

Márcio Marinho

Tia Eron

PSC

Irmão Lázaro

Erivelton Santana

PSD

Fernando Torres

José Carlos Araújo

Paulo Magalhães

Sérgio Brito

PSDB

Antônio Imbassahy

João Gualberto

Jutahy Jr

PTB

Antonio Brito

Benito Gama

PTC

Uldurico Junior

PTN

João Carlos Bacelar

SD

Arthur Maia

CONTRA

PCdoB

Alice Portugal

Daniel Almeida

Davidson Magalhães

PSB

Bebeto Galvão

PSD

José Nunes

PT

Afonso Florence

Luiz Caetano

Jorge Solla

Moema Gramacho

Valmir Assunção

Waldenor Cardoso

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados