Notícia

PCdoB participa do 2 de Julho e apresenta o nome de Alice para 2016  

2 julho, 2015
topo pagina (1)

As bandeiras do PCdoB estiveram erguidas durante o cortejo

A militância do PCdoB participou, mais uma vez, do desfile da Independência do Brasil na Bahia, que acontece nas ruas do Centro de Salvador, no 2 de Julho, data magna do estado, em celebração à vitória dos baianos que lutaram contra e expulsaram as tropas portuguesas, em 1823. Com faixas, bandeiras e palavras de ordem, a ala do partido reafirmou o compromisso com a Bahia e com as lutas populares.

O desfile deste ano homenageia as mulheres que integraram a luta pela independência, representadas por Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa. O PCdoB, que é um aliado histórico da luta feminina, aproveitou a ocasião para apresentar à população o nome definido para a disputa pela Prefeitura de Salvador, no ano que vem.

Uma mulher, a deputada federal Alice Portugal, foi escolhida pelo partido para concorrer as próximas eleições na capital. A decisão já conta com o aval do Comitê Central, que tem a candidatura como uma das prioridades para 2016. Para Alice, o 2 de Julho, uma das poucas lutas da História do Brasil com protagonismo feminino, é uma inspiração para o desafio que tem pela frente.

“O 2 de Julho me inspira para todas as batalhas. Nesse momento, em que Salvador precisa se libertar do jugo das elites, da visão voltada para o mercado, de um governo voltado para os ricos, nós precisamos nos inspirar para iniciar esse caminho de construir uma cidade para todos”, afirmou a Alice Portugal. A deputada é a autora do projeto que elevou o 2 de Julho à data histórica no calendário das efemérides nacionais.

No trajeto, a pré-candidata foi bem recepcionada pela população que acompanhava o cortejo, o que deixou otimista os dirigentes comunistas. Sobre a decisão de apresentar uma mulher para a disputa pela Prefeitura, a presidenta do PCdoB-Salvador, Olívia Santana, que também está à frente da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Estadual, explicou que o partido pretende revolucionar.

2

Os vereadores de Salvador, Everaldo Augusto e Adadilce, desfilaram ao lado de Alice

“O PCdoB se inspira na audácia das mulheres da independência, como Maria Quitéria e Maria Felipa. Mulheres que não aceitaram ficar de fora da História. É muito importante a diversidade feminina, principalmente para a luta que ainda se trava contra o patriarcado”, afirmou Olívia.

Uma gestão comunista traria para Salvador, segundo o vereador Everaldo Augusto, uma nova forma de pensar a cidade, com uma riqueza de ideias. “O PCdoB está chamando o povo para reagir contra as desigualdades, o abandono, o descaso, e construir uma nova Salvador”.

Participação popular

aurino (1)

Aurion defendeu a valorização do 2 de Julho

Uma das principais festas populares do calendário do estado, o 2 de Julho conta a participação de diversos segmentos da sociedade, que vão às ruas apresentar as demandas. O secretário sindical do PCdoB, Aurino Pedreira, que também preside a seção baiana da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA), defendeu que é preciso valorizar e preservar essa característica do evento.

“É o momento de nós colocarmos na ordem do dia as nossas lutas, que são diferentes”, destacou o secretário sindical. Segundo ele, os principais motes da participação do movimento sindical no 2 de Julho deste ano são a ‘luta pela democracia’ e ‘crescimento econômico como caminho para destravar e sair da crise que assola o Brasil’.

Presidente municipal da União da Juventude Socialista (UJS-Salvador), Onã Rudá lembrou, ainda, da aprovação, em primeiro turno, da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, ocorrida durante a madrugada desta quinta-feira (2/7), na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a crítica à redução acabou ganhando destaque entre todas as pautas levadas pela juventude ao cortejo.

“A juventude está no seio desta luta porque é a que é mais atingida. O 2 de Julho é o espaço onde os movimentos populares apresentam suas demandas e isso tem uma grande simbologia para nós, principalmente neste momento em que a democracia está sendo atacada”, afirmou Onã.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados