Notícia

PCdoB publica nota sobre as tragédias em Salvador

12 maio, 2015

Diante da nova tragédia anunciada, que abateu a capital baiana após o final de semana de chuvas, em decorrência de deslizamento de terra, que acarretou mais quatro mortes, a Comissão Política do PCdoB em Salvador publicou mais uma nota cobrando atitude do prefeito para solucionar este antigo problema. Não havia previsão de verba para contenção de encostas no orçamento da prefeitura, mas as ações precisam ser emergenciais. Leia a nota:

“Em reunião realizada na noite de segunda-feira (11/05), a Comissão Política Municipal analisou a grave situação que vive a cidade em decorrência das chuvas. Mais quatro moradores perderam as vidas, vítimas de deslizamentos de terra. Os comunistas manifestam, novamente, sua solidariedade aos familiares dos soteropolitanos mortos em mais uma tragédia anunciada.

O PCdoB entende que o atual prefeito tem uma visão elitista de administração, colocando em segundo plano a grande maioria dos habitantes, que mora nos bairros mais populares e pobres, e privilegiando os que menos necessitam. Em que pese as promessas na campanha eleitoral e os discursos que se repetem em cada período de chuvas, a prefeitura não tomou as medidas necessárias para evitar as tragédias, exatamente por não ter compromissos reais com a população mais sofrida e desamparada.

Para a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), é hora de o prefeito apresentar um consistente planejamento de contenção e começar a liderar as ações de reparação imediatamente. “O período de chuvas recomeçou. O prefeito está no último ano de gestão, e nada foi feito. Esperamos que ele seja ágil. Não podemos ficar mais adiando essas soluções”.

De acordo com Everaldo Augusto, líder do PCdoB na Câmara, os vereadores já apresentaram inúmeras emendas ao orçamento municipal, sugerindo investimentos nas contenções de encostas, drenagem e macro drenagem. Mas, infelizmente, todas foram desconsideradas pelo Executivo. “As graves consequências da chuva são retrato do abandono. Até hoje a cidade sucumbe em meia hora de chuva forte, com danos irreparáveis que são perdas da vida humana”.

A direção municipal do PCdoB reitera a cobrança ao prefeito de um Plano Diretor de contenção de encostas, drenagem e macro-drenagem para a cidade, como forma de enfrentar o grave problema de maneira planejada e assim assegurar que os filhos da cidade não sejam vítimas de tragédias que poderiam ser evitadas.

 
Salvador, 11 de Maio de 2015″
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados