Notícia

Plenária da Frente Brasil Popular define ações para ato do dia 18

14 março, 2016

Em um encontro convocado pela Frente Brasil Popular (FBP), integrantes de movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos e centrais sindicais estiveram reunidos na sede do Sindae, nos Barris, na tarde desta segunda-feira (14/03), para tratar da organização da passeata marcada para a próxima sexta-feira (18), em Salvador.
O ato, que tem como tema a Defesa da Democracia, dos Direitos dos Trabalhadores e da Soberania Nacional, tem concentração a partir das 15h, no Campo Grande. De lá, os participantes sairão em passeata até a praça Castro Alves, apresentando à população a pauta regressiva defendida pela direita no país, que tentar cercear direitos democráticos adquiridos com muita luta.
De acordo com Aurino Pedreira, presidente da CTB Bahia, o encontro desta segunda-feira, além de tratar dos encaminhamentos do ato do dia 18, vai trabalhar com a agenda de mobilização dos setores democráticos do país em relação ao momento político vivido. “Estamos unidos em defesa do que foi decidido nas urnas em 2014, do projeto político progressista e contra qualquer tentativa de golpe contra o estado democrático de direito.” Segundo ele, a sociedade tem sido prejudicada com atos de alguns setores do Judiciário que, ao invés de proteger, ferem a Constituição do país.
IMG-20160314-WA0029
Para José Pinheiro, diretor da CUT Bahia, a manifestação da sexta-feira é algo construído com base na problemática que o país tem enfrentado. “Eles não aceitam a decisão das urnas e muitos querem reviver o terror de 64. Os movimentos sociais organizam grandes atos e apresentaremos agendas positivas, pois não aceitaremos a pauta regressiva que está aí. Estamos nos organizando, ainda, para levarmos mais de 100 mil pessoas para a manifestação do dia 30, em Brasília.”
Representante da União da Juventude Socialista (UJS), Alan Valadares acredita que é urgente a organização da juventude contra a tentativa de golpe orquestrada pela direita, que tenta acabar com direitos adquiridos pelos trabalhadores nos últimos anos.
Presente na plenária, o presidente Estadual do PT, Everaldo Anunciação, declarou que a parcela majoritária da população, representada no encontro, apoia os inquéritos legais e responsabilização dos culpados, mas é totalmente contra a espetacularização política das investigações.
Walter Takemoto, integrante da Frente Povo Sem Medo, afirmou que a plenária da FBP tem importância determinante neste momento em que as forças reacionárias atentam contra a democracia. “A violência política e física contra militantes, partidos e sindicatos, e a omissão por parte de algumas polícias nos estados nos mostram que estão ressurgindo métodos utilizados pela ditadura.” Ele alerta que o dia 18 será determinante para mostrar que os setores organizados estão determinados a barrar qualquer tentativa de golpe no Brasil.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados