Notícia

Plenário aprova Resolução da Conferência Municipal e documento-base do PCdoB Salvador

7 novembro, 2015

Por unanimidade, os delegados aprovaram a Resolução da Conferência Municipal de Salvador apresentada pela direção do Comitê no final da tarde deste sábado (07/11) (Confira abaixo). Além de abordar a crise política nacional e a conjuntura local, o documento trata das questões organizativas do partido na cidade.
Entre as determinações, caberá à militância mobilizar os trabalhadores e o povo na luta contra a ameaça golpista, promovida pelo consórcio oposicionista; aprovar o lançamento do nome da deputada Alice Portugal como candidata a prefeita de Salvador nas próximas eleições municipais; construir uma numerosa chapa de vereadores com representação de lideranças dos diversos movimentos sociais populares de toda a cidade, tendo como meta ampliar a atual bancada.
A militância se comprometeu também em não se intimidar com as ameaças vindas do partido Democratas, através de processos judiciais, bem como em articular com os movimentos organizados da cidade a resistência à repressão patrocinada pelo prefeito ACM Neto.
Documento-base
Apresentado pela Comissão de Sistematização da Conferência, o documento-base, que regerá as ações do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador pelos próximos dois anos, também foi aprovado pelo plenário. Uma vez aprovado, é a posição oficial do partido.
De acordo com o secretário de Formação Municipal, Ricardo Moreno, todas as emendas apresentadas pelos delegados foram aceitas pela comissão. A maioria já estava contemplada no documento construído pela Comissão Política do Comitê. Outras tratavam-se de um reforço na redação já construída. “Isso representa grande unidade do partido acerca da proposta política do Comitê”, afirma Ricardo.
Delegação
Na oportunidade, foi eleita também a delegação de Salvador para a Conferência Estadual do PCdoB Bahia, composta por 66 delegados. Entre estes, os 41 eleitos para a nova direção do Comitê de Salvador. O evento estadual acontece no próximo final de semana (14 e 15/11), no Hotel Fiesta.
 
RESOLUÇÃO POLÍTICA DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO PCdoB SALVADOR
Os(as) delegados(as) eleitos(as) para a Conferência Municipal do PCdoB em Salvador, nos dias 06 e 07 de novembro de 2015, aprovaram a resolução política ‘Avançar para uma alternativa de projeto popular e democrático pra Salvador’ que trata da crise política nacional, da conjuntura local e das questões organizativas do partido na capital baiana.  Assim, a conferência deliberou que é preciso:
1 – Mobilizar os trabalhadores e o povo na luta contra a ameaça golpista promovida pelo consórcio oposicionista. Fortalecer e valorizar a Frente Brasil Popular como espaço de luta em defesa da legalidade democrática, da soberania nacional e pela ampliação dos direitos sociais.
2 – Aprovar o lançamento do nome da deputada federal Alice Portugal como candidata a prefeita de Salvador. Entre as medidas decorrentes da decisão estão iniciar o processo de diálogo com outros partidos na busca por aliados e a elaboração do programa de governo com ampla participação popular.
3 – Construir uma numerosa chapa de vereadores com a representação de lideranças dos diversos movimentos sociais e populares da cidade, tendo como meta ampliar o número de assentos da atual bancada na Câmara de Vereadores.
4 – O PCdoB é um partido que tem a coragem como marca na sua história. Portanto, devemos intensificar nossa ação política como partido de oposição ao prefeito ACM Neto e o conjunto das forças de direita, especialmente o PSDB e o DEM, que lhes dão sustentação, e acentuar o discurso crítico a um modelo de gestão autoritário, elitista e compromissado essencialmente com os seus interesses e de grandes corporações, onde os negócios se sobrepõem às reais necessidades da população.
 
Construir uma nova política organizativa
5 – Continuar a campanha de filiação para atingir a meta de mil novos filiados até o mês de abril de 2016.
6 – Zelar pela estruturação partidária, assegurando o funcionamento regular de nossas instâncias, a formação política continuada dos filiados e a contribuição financeira militante.
7 – Fortalecer o Fórum de Quadros do Partido como espaço de democratização do debate político e para a efetivação dos desdobramentos práticos das deliberações coletivas.
8 – Enfrentar os obstáculos e as deficiências na ação e construção partidária, afirmando a identidade do PCdoB como partido que integra e defende o governo Dilma, na perspectiva da retomada do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento (NPND).
 
Salvador, 7 de novembro de 2015

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados