Notícia

Por iniciativa de Alice, 2 de Julho é tema de exposição na Câmara

25 junho, 2015

Autora da Lei Nº 12.819, que elevou o dia 2 de Julho como data histórica no calendário das efemérides nacionais, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) apresenta a Exposição “Dois de Julho — A Independência do Brasil na Bahia”, que foi aberta na última quarta-feira (24/6), na Câmara dos Deputados. Quando era presidenta da Comissão de Cultura da Câmara, Alice protocolou, no ano passado, requerimento, solicitando a realização da mostra.
A exposição poderá ser visitada até o dia 12 de agosto, das 9h às 17h, no corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, com entrada franca. “Hoje é um dia muito especial nesses meus quatro mandatos como deputada federal, pois estamos inaugurando essa exposição sobre a data magna da Bahia. Essa iniciativa se deu porque ainda há um desconhecimento acerca da importância desta data para a confirmação da independência do Brasil”, afirmou Alice, durante a abertura.
Quando a independência do Brasil foi confirmada em 7 de setembro de 1822, tropas portuguesas se aquartelaram na Bahia, cercaram a Baía de Todos os Santos com seus navios e insistiram no processo de domínio das principais cidades baianas. Num enfrentamento de grande porte, os baianos expulsaram, de forma definitiva, as tropas portuguesas do estado. A lei que elevou este marco histórico como data nacional foi sancionada pela presidenta Dilma no dia 5 de junho de 2013 e vigora desde então.
Com imagens e documentos que retratam os fatos históricos da independência do Brasil omitidos pela história oficial, a exposição registra a participação da Bahia na luta pela emancipação política do Brasil, com fotos dos heróis do combate, como Maria Quitéria, Maria Graham, Maria Felipa de Oliveira, Joaquim Gonçalves Ledo, José Clemente Pereira, entre outros.
Agora, Alice luta pela aprovação do Projeto de Lei nº 6.106/2002, que restitui o nome Dois de Julho ao aeroporto de Salvador. A matéria encontra-se na Comissão de Cultura da Câmara, mas sofre forte pressão dos parlamentares do DEM que impedem a tramitação do projeto.
 
Ascom/Alice Portugal

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados