Notícia

Presidente do PCdoB-BA parabeniza a atuação baiana na Conferência

1 junho, 2015

O presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, parabenizou a delegação baiana que foi à 10ª Conferência Nacional do Partido, no último final de semana, pela atuação do grupo no encontro. Segundo Daniel, a Bahia teve destaque pelo número expressivo de participantes e pela qualidade das intervenções feitas durante os debates.
“Não poderia deixar de parabenizar a participação e a intervenção destacadas da delegação baiana na Conferência”, disse o presidente. Ao todo, foram cerca de 40 dirigentes estaduais apresentar em São Paulo, onde aconteceu o evento, as discussões feitas na Bahia, durante os encontros regionais que precederam a Conferência Nacional.
Daniel Almeida também destacou a boa recepção do estado ao nome de Luciana Santos para a presidência nacional do PCdoB. Deputada federal por Pernambuco – estado vizinho, também pertencente à região Nordeste -, Luciana foi eleita durante o encontro e se torna a primeira mulher a ocupar o posto máximo do partido, em 93 anos de história.
“Da Bahia, ela [Luciana] poderá esperar o mais solidário apoio para encaminhar a sua gestão. Isso foi demonstrado pela expressão dos nossos delegados e ela não tem nenhuma dúvida sobre isso”, afirmou o presidente do PCdoB-BA. Para ele, a escolha por Luciana revela o perfil dinâmico, democrático e inovador do partido.
“Foi uma inovação ter um mandato de ter uma presidenta mulher, negra, jovem, nordestina. A nossa certeza é de que ela tem condições de dar continuidade a essa trajetória do Partido, até mesmo própria trajetória dela e, também, pela inteligência coletiva do partido”, acrescentou Daniel.
10ª Conferência
O presidente estadual também avaliou o resultado da 10ª Conferência Nacional, que, para ele, “foi amplamente vitoriosa, em vários aspectos”. Destacou o número expressivo de convidados – entre eles a presidenta Dilma Rousseff e os governadores Flávio Dino (PCdoB-MA) e Paulo Câmara (PSB-PE) – e a participação dos principais dirigentes comunistas no Brasil inteiro.
Além disso, Daniel também elogiou o debate de ideias durante o encontro. “Ela [a Conferência] foi também exitosa pelo conteúdo que tratou. O documento aprovado atualiza com muito critério o momento atual e as intervenções feitas foram bastante coerentes”, disse.
As principais marcas da 10ª Conferência Nacional do PCdoB foram, para Daniel Almeida, a unidade, a emoção e o entusiasmo. “Se verificou na conferência uma concentração e entusiasmo nos debates, que aconteceram sem divergências. A conferência apresentou vários momentos de emoção, de voz embargada, principalmente na eleição da presidenta e na despedida de Renato [Rabelo]”, concluiu.
Com a eleição da nova presidenta, Renato Rabelo, que é baiano, deixou a presidência do PCdoB, após 13 anos à frente do cargo. O vice-presidente de Luciana Santos é Walter Sorrentino.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados