Notícia

Privatização da Zona Azul será discutida em Audiência Pública

1 setembro, 2015

A proposta de exploração privada da Zona Azul em Salvador e seus desdobramentos serão temas de uma Audiência Pública que acontece na próxima quinta-feira (3/9), das 9 às 12h, no Auditório do Edifício Bahia Center – Rua Ruy Barbosa, nº 27, Centro. O evento, que é promovido pela Comissão de Direitos dos Cidadãos (CDC) da Câmara Municipal de Salvador, vai reunir representantes do Ministério Público Estadual, Secretaria de Mobilidade Urbana, Sindicato dos Guardadores de Veículos, Ministério Público do Trabalho, Procon, entre outros.
Em maio deste ano a prefeitura lançou uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para que empresas privadas enviassem projetos de implantação e exploração dos espaços identificados como Zona Azul. Apenas duas empresas apresentaram interesse. Uma é a baiana Boulevard 161, que atua em exploração de estacionamentos em empreendimentos comerciais, e a outra é a paulista Hora Park, experiente e com inúmeros contratos com as prefeituras de São Paulo e Minas Gerais.
Uma das questões que preocupam o vereador Everaldo Augusto (PCdoB), que preside a CDC, diz respeito aos cerca de 1mil guardadores que atuam na cidade e correm risco de perder suas rendas. Outra preocupação de Everaldo é uma contradição da PMI: a empresa que apresentar a proposta com estudos será a mesma que participará da licitação, eliminando assim a concorrência.
Outras informações
Segundo matéria do A Tarde online (publicada em 29/7/15), Salvador possui cerca de 12mil vagas de estacionamento de veículos em área de Zona Azul e a prefeitura pretende ampliar o número para 50 mil. Há dúvida também se uma única empresa administrará os estacionamentos ou se a cidade será dividida em áreas, como aconteceu na exploração do transporte coletivo público. Sobre o valor das tarifas, o Secretário Municipal de Mobilidade, Fábio Mota, afirmou que o governo municipal será responsável por estabelecer as taxas cobradas nos estacionamentos, assim como ocorre com as passagens dos ônibus coletivos.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados