Notícia

Professores municipais e estaduais em marcha contra a perda de direitos

15 março, 2016

IMG-20160315-WA0013Professores das redes estadual e municipal da Bahia fizeram nesta terça-feira (15/03), uma passeata pela educação para marcar o primeiro dia de paralisação, prevista para até quinta (17/03), em um movimento nacional pela educação. Cerca de 2 mil educadores – de mais de 80 cidades do interior – se reuniram na Praça Dois de Julho, Campo Grande, e seguiram para a Praça Municipal, Centro de Salvador.
A mobilização é nacional, contra a militarização e a gerência de organizações sociais nas escolas públicas, o projeto “Escola Sem Partido”, que chamam “Lei da Mordaça” e o fechamento dos estabelecimentos. Além disso, a categoria luta pelo cumprimento da Lei do Piso, contra a terceirização e parcelamento dos salários.
“O Brasil está parado, pela educação. Aqui na Bahia, 62% dos municípios não pagam o piso – atualmente em R$ 2.135 – , para uma jornada de 40 horas, para um professor de nível médio. Na rede estadual, precisamos de concurso público, porque estão terceirizando a educação. Há 20 anos, o estado não faz concurso para funcionário de escola”, relata o Coordenador da APLB, Rui Oliveira.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados