Notícia

Programa da Setre certifica 370 jovens trabalhadores até março

18 fevereiro, 2016

Trezentos e setenta (370) trabalhadores baianos vão receber – até o próximo mês de março – certificados conferidos pelo Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho (Trilha), realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Estão contemplados pelo Trilha jovens entre 16 e 29 anos, cadastrados no Bolsa Família – programa do governo federal –, e que residem nos municípios de: Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Campo Alegre de Lourdes, Barreiras, Nova Fátima, Mairi, Rodelas, Heliópolis, Palmas de Monte Alto, Planaltino e Salvador.
A primeira certificação está prevista para esta sexta-feira 19, às 14 horas, na Casa do Trabalhador, em Porto Seguro. Os beneficiados pelo Programa Trilha receberam cursos de Montador e reparador de computadores; Agente de viagem/Operador de turismo; Doces e salgados; Cabeleireiro; Manicure; Maquiagem; Gastronomia; Auxiliar de cozinha; e Confeccionista. Durante as aulas, receberam bolsa-auxílio mensal no valor de RS 100,00.
Inserção social
O Programa Trilha Setre foi criado em 2008 pelo Governo Estadual com o objetivo de inserir, no mundo do trabalho, jovens oriundos de situação de vulnerabilidade social. Outra preocupação do programa é elevar o nível de escolaridade; promover a geração de renda; e o protagonismo juvenil, através de ações de valorização dos direitos humanos e cidadania, voltadas à superação das desigualdades; e do combate ao desemprego.
“Após a certificação, a ação da Setre será a de procurar incluir os formandos no mercado do trabalho, fazendo a inserção via SineBahia. O Trilha é um programa que tem pilares básicos do qual não abrimos mão, tais como educação, trabalho e desenvolvimento social”, destaca o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes.
Coordenadora de Projetos Especiais da Setre, Rosane Porto lembra que os cursos oferecidos pelo Trilha têm um significado muito especial na vida dos formandos. “Procuramos atender a cadeia produtiva do município, contemplando atividades nas quais o jovem local possa encontrar uma rápida colocação no mercado de trabalho”, justifica.
Os cursos proporcionados pelo Programa Trilha têm carga horária de 400 horas, sendo 100 horas de qualificação social e retomada de conceitos da educação básica; 250 horas de qualificação profissional e preparação para o mundo do trabalho; e 50 horas para orientação e elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC).
 
Fonte: Ascom/ Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados