Notícia

Programa da Setre qualifica internos de penitenciária em Salvador

1 março, 2016

 
Aos 29 anos, Ivanildo Rodrigues, teve o primeiro contato com computadores no curso de Informática Básica do Programa Qualifica Bahia, que certificou, na última segunda-feira (29/02), 20 apenados da Penitenciária Lemos Brito, no bairro da Mata Escura, em Salvador. “Nunca tinha ligado um computador, mesmo assim, não tive dificuldade alguma, principalmente com programa Excel”, conta Ivanildo, que pretende aprofundar seus conhecimentos no mundo digital.
Já Marcelo Soares, 35 anos, também certificado, passou de aluno a professor. Formado em gestão de rede, ele foi o monitor da turma. “É gratificante ver que a gente pode ajudar as pessoas”, relata. Aprovado, pelo Enem, na Universidade Federal da Bahia no curso de Letras Vernáculas, Marcelo é exemplo para os colegas.
Presente à certificação, o secretário do Trabalho e Emprego, Álvaro Gomes, reforçou a prioridade do Governo do Estado na qualificação profissional dos baianos. “Foi criado, na estrutura do Estado, um grupo de trabalho denominado Superação, para tratar da qualificação e inserção no mundo do trabalho de pessoas pertencentes a grupos com vulnerabilidade social. São os egressos de penitenciárias, adolescentes infratores, mulheres vítimas de violência doméstica, população em situação de rua, usuários de drogas, público LGBT, entre outros”, elencou Gomes.
Realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o curso foi executado pelo Instituto de Projetos, Gerenciamento e Tecnologia (Iprogect). Estiveram presentes à solenidade o diretor de Integração Social da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, Aloísio Nascimento; coordenadora de Qualificação da Setre, Kadine Santos, e o diretor da Penitenciária Lemos Brito, Everaldo Carvalho.
 
Fonte: Ascom/Setre 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados