Notícia

Projeto de Bobô cria o Dia dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis

22 janeiro, 2016

 
 
A partir de agora, os trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis da Bahia têm uma data para celebrar o seu dia: 21 de janeiro. O governador Rui Costa sancionou Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Raimundo Nonato – Bobô (PCdoB), transformando-o na Lei nº 13.455/2015.
O presidente e os diretores do Sinposba (Sindicato dos Profissionais de Postos de Combustíveis da Bahia) participaram de reuniões com o deputado e acompanharam as discussões na AL do projeto até virar Lei. ” Saudamos a iniciativa do deputado, e lembramos que a luta pelo reconhecimento social da nossa categoria é antiga; agora os trabalhadores e trabalhadoras de postos de combustíveis têm data para celebrar a profissão,” afirmou Antonio José, presidente do Sinposba.
Pela lei, são considerados profissionais de postos de combustíveis pessoal de escritório, supervisor de loja, funcionários das lojas de conveniência, lubrificador, frentista ou operador de bomba ou pista, vigia e servente, lavador e enxugador, caixa de pista, chefe de pista, gerente e supervisor geral.
“Fico feliz por ver que o meu primeiro projeto transformado em lei valoriza uma categoria tão importante para o desenvolvimento da economia de uma Nação. São trabalhadores que merecem nosso reconhecimento e admiração pelo árduo trabalho, com jornadas que ultrapassam mais de oito horas por dia”, declara Bobô.
A data escolhida tem a ver com a história do petróleo no Brasil, que começou na Bahia. Foi exatamente no dia 21 de janeiro de 1939 que o petróleo começou a jorrar na coluna de perfuração do poço no bairro do Lobato, em Salvador. Com a descoberta do petróleo, o Brasil implementa um novo rumo na economia, surgindo os primeiros postos de gasolina os trabalhadores para exercerem a função de “bombeiros”, por conta das bombas de gasolina.
 
Fonte: Sinposba
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados