Notícia

Projeto Linha Viva chega à Câmara. Para Aladilce, matéria é polêmica

1 abril, 2015

O prefeito ACM Neto enviou à Câmara de Vereadores nessa quarta-feira (1º) o projeto que trata da implantação da Linha Viva, uma via expressa que deve ligar o Acesso Norte à Estrada CIA-Aeroporto (BA-524), seguindo paralelamente à Avenida Luis Viana Filho, com extensão de 17,70 km de pista dupla, com três faixas de tráfego por sentido. A previsão é de que o projeto seja debatido na Comissão de Planejamento Urbano, na próxima terça-feira (07/04).

Declaradamente contra o projeto, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) afirma que a proposta da Linha Viva não tem a liberação do Ministério Público e não está previsto no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Segundo a edil, o prefeito estava fazendo um PDDU à revelia do que determina a própria legalidade. Existe um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] que ele assinou e deveria fazer um novo PDDU como manda o Estatuto da cidade.

“Isso é um processo que está em curso e ao mesmo tempo manda projetos que altera o próprio PDDU, como a outorga onerosa e Fundurbs. Isso pode levar a judicialização. Não vamos permitir que vá adiante sem ter uma discussão mais ampla. Ele não convoca o conselho da cidade para discutir”, critica Aladilce.

Ela afirma ser contra a linha, pois não há necessidade de uma via de alta velocidade com 10 praças de pedágio cortando a cidade. E completou: “é um absurdo, as empresas já vão explorar pedágio. A prefeitura não pode abrir mão de arrecadação assim. Uma temeridade, um projeto que tem apenas a intenção de projetar ACM Neto”.

Além da questão urbanística, a obra vai gerar muitas desapropriações na região, prejudicando as comunidades locais, principalmente a de Saramandaia.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados