Notícia

Reajuste de servidores municipais de Salvador é aprovado pela Câmara

19 agosto, 2015

A Câmara Municipal de Salvador aprovou, nesta terça-feira (18/08), com 39 votos favoráveis, o reajuste dos servidores municipais, com a primeira parcela retroativa a maio. Os servidores de empresas públicas (Saltur, Desal e Limpurb) e aposentados tiveram aumento de 6,5%.

Os agentes de Saúde e endemia – presentes na Câmara Municipal em todas as sessões durante os 40 dias de greve -, foi de 13,88%, estabelecendo piso de R$ 746,00. A categoria pleiteava o piso nacional, estabelecido por lei federal, no valor de R$ 1,014 mil. O segmento teve garantida ainda uma gratificação de mais 10%, que depende de avaliação de desempenho.

A discussão aconteceu com galeria lotada de servidores municipais, que estavam divididos e alguns parlamentares foram vaiados. Um grupo representado pelo Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) era a favor da aprovação, já o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Contendores de Doenças Endêmicas e Epidemiológicas do Estado da Bahia (Sindacs) defendia uma pauta separada para algumas categorias.

Acompanhando o processo dos agentes de saúde desde o primeiro momento, a vereadora Aladilce Souza levantou questionamentos a respeito do fato de a prefeitura não poder arcar com os custos trazidos pelo piso. “É um discurso contraditório. Ao mesmo tempo que diz que não pode arcar, propõe mais 200 cargos para especialistas em política pública”, pontuou.

O reajuste está atrelado ao repasse do Ministério da Saúde, de acordo com a lei do piso nacional. Diante disso, o Sindseps defendeu a aprovação. “A categoria está um pouco dividida. Nós também queremos o piso, mas enquanto o repasse não chega, estamos pautando que o reajuste (de 13%) entre porque foi feito um acordo e a categoria (agentes de saúde) aceitou que fosse assim”, defende Bruno Carianha, coordenador do Sindseps.

Insatisfeitos, os agentes agendaram assembleia para esta quinta-feira (20/08), na Praça Castro Alves.

Os demais servidores, como agentes de trânsito, guardas municipais, professores e funcionários da Sucop, não foram contemplados, já que foram enquadrados no Plano de Cargos e Salários e tiveram 12,5% de reajuste este ano.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados