Notícia

Reforma política marca abertura do Encontro de Mulheres da CTB Bahia

8 maio, 2015

Na tarde desta sexta-feira (08/05), homens e mulheres sensíveis às questões de gênero e igualdade estiveram reunidos na abertura do IV Encontro Estadual de Mulheres da CTB Bahia. Com a presença de trabalhadoras rurais e urbanas, das mais diversas categorias e locais do estado, o encontro aconteceu na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública, nos Barris.
A ocasião contou com a presença de importantes lideranças do movimento feminino e tratou de assuntos referentes à reforma política, participação das mulheres na luta sindical, combate a violência, entre outros. A abertura do evento ficou por conta de Flora Brioschi, que apresentou um breve histórico das lutas e conquistas das mulheres nos últimos anos, principalmente em relação ao mercado de trabalho.
Secretária Estadual da Mulher Trabalhadora da CTB, Marilene Betros disse que o encontro foi organizado com o objetivo de discutir a agenda atual apresentada no país, que diz respeito às mulheres, a exemplo da aprovação do PL da Terceirização, que irá precarizar as relações de trabalho.
Ivânia Pereira, secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da central, declarou que o encontro acontece em um momento importante e prepara as trabalhadoras baianas para o II Encontro Nacional de Mulheres da CTB, onde serão definidas as ações para a área.
Presente na mesa de abertura, Aurino Pedreira, presidente da central na Bahia, informou que a CTB já nasceu com as causas e a defesa dos direitos das mulheres enraizada em seu nome, e a entidade está sempre presente nas lutas emancipacionistas e em busca da igualdade de gênero.
Para a vice-presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ubiraci Matildes, a iniciativa precisa ir além das questões econômicas, pois a pauta de mulher é fundamental no atual momento que vive o país, com a ofensiva da direita e da mídia golpista.
Importante defensora dos direitos femininos na Câmara de Vereadores de Salvador, Aladilce Souza declarou estar satisfeita em ver várias mulheres da CTB serem lideranças em importantes sindicatos. Além disso, ela acredita ser necessário organizar cada vez mais o movimento feminino para lutar contra todo tipo de violência e discriminação.
Debate
Após as falas iniciais, teve início um debate sobre A Reforma Política e participação feminina, com a presença da senadora Lídice da Mata, da deputada federal Alice Portugal e da secretária Estadual de Política para as Mulheres, Olívia Santana.
O encontro, que contou com a presença de representantes de diversos movimentos sociais e sindicais, segue até este sábado (09), com mais debates sobre questões e iniciativas relacionadas ao empoderamento feminino.
 
 
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados