Notícia

Renato Rabelo recebe de volta mandato da UEB perdido na ditadura

10 julho, 2015

A União dos Estudantes da Bahia (UEB) vai devolver o mandato ao ex-presidente Renato Rabelo, que foi afastado da entidade em 1965, por conta das mobilizações contrárias à ditadura militar (1964-1985). A devolução simbólica vai acontecer neste sábado (11/7), durante o 6º Congresso da UEB, que acontece no município de Vitória da Conquista.
A atual presidenta da entidade, Marianna Dias, fará a recondução de Renato, que vai passar a ser o presidente de honra dos estudantes da Bahia. O ato está marcado para acontecer às 11h e, segundo Marianna Dias, essa será a primeira homenagem que a UEB faz a Renato Rabelo, nos 50 anos do afastamento dele (1965-2015).
“A história da União dos Estudantes da Bahia é contada com a participação de Renato, que, pra gente, é um grande brasileiro, que entregou sua vida à luta pela liberdade”, justificou a presidenta da UEB. A entidade completa esse ano 72 de fundação (2015-1943) e 10 anos da segunda reconstrução (2015-2005).
A perseguição a Renato Rabelo durante a ditadura teve início após uma manifestação organizada pela UEB em Salvador, que resultou em um conflito com Juarcy Magalhães, representante do regime na Bahia. Por questões de segurança, Renato foi se esconder em São Paulo, onde passou a viver na clandestinidade.
Além de ser afastado do movimento estudantil baiano, Renato também perdeu a matrícula que possuía na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Fameb-UFBA). Em 2007, a instituição, em uma ação parecida com a da UEB, devolveu a matrícula cassada e reintegrou Renato ao corpo discente da Universidade.
O 6º Congresso da UEB  também homenageará outros presidentes também  considerados marcantes para os atuais dirigentes: Luciano Melo (em memória), à frente da UEB no período pós-ditadura, e Juremar Oliveira, presidente da segunda reconstrução, em 2005. Luciano Melo será representado por familiares.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados