Notícia

Ronda Maria da Penha já prendeu cinco agressores em dois meses

7 maio, 2015

O programa Ronda Maria da Penha, que acompanha mulheres vítimas de violência sob medida protetiva, já realizou a prisão de cinco agressores, desde que foi criado, em março. A última prisão ocorreu na última segunda-feira (4), no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, quando uma mulher acionou o serviço diante de constantes ameaças de agressão do companheiro.
Nesta fase inicial, apenas mulheres que possuem medidas protetivas moradoras na região do subúrbio são atendidas pelo projeto-piloto, que é executado pela Polícia Militar (PM). Segundo o Governo do Estado, a área foi escolhida por registrar maior número de casos de violência doméstica na capital baiana.
Em dois meses, 112 mulheres receberam a visita dos policiais da ronda, profissionais que passaram por capacitação específica para atuar em casos de agressão feminina. Além do trabalho de acompanhamento dos casos, eles também atendem aos chamados emergenciais e realizam blitz pelas ruas do subúrbio.
“O projeto já ganhou credibilidade nos bairros onde foi implantado. Isso pode ser percebido por meio da reação das pessoas quando a viatura da ronda chega. A própria vizinhança, já acostumada a acompanhar casos de agressão e de denúncia, se diz surpresa e confiante com a atuação de um grupo específico para defender os interesses de vítimas de violência doméstica”, explicou a comandante da Ronda Maria da Penha é a capitã PM Ana Paula Queirós.
A iniciativa é uma parceria entre as secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP) e de Política Para as Mulheres (SPM), o Ministério Público (MP), o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública. O objetivo é que a Ronda Maria da Penha chegue a outras regiões da cidade e até o interior do estado.
 
Da Redação
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados