Notícia

Salvador é a penúltima capital no ranking de Oportunidades de Educação do país

20 outubro, 2015

Com média de 3,6 nos cálculos do IOEB (Índice de Oportunidade da Educação Brasileira), que avalia os alunos que não estão na escola e deveriam estar e a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas por municípios e estados, Salvador ficou em penúltima colocação entre as capitais. Ficou na frente apenas de Belém. No ranking nacional, entre os municípios, divulgado no último dia 7 de outubro, a posição ocupada foi a de 4.394.
A média brasileira foi de 4,5 pontos. Mas, a primeira capital da lista, São Paulo, chegou a 5,1 pontos. Considerada, portanto, a capital que mais dá oportunidade de educação às crianças em idade escolar. De acordo com o IOEB, no entanto, o resultado não significa que o poder público esteja cumprindo com o seu dever.
A situação de Salvador apontada pelo levantamento mostra o descaso da prefeitura com a educação. Característica já percebida pelos soteropolitanos, que só vêm ser beneficiados os moradores de regiões privilegiadas da cidade e de bom padrão financeiro.
Enquanto Salvador despenca em educação, se afoga com as chuvas e escorre pelas encostas, o prefeito aumenta a promoção de festas com longa duração e embelezamento de trechos específicos da orla e prioriza a privatização da cidade. Esta não é a Salvador que o povo quer.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados