Notícia

Secretaria de Mulheres do PCdoB-BA repudia ataques de Vilas-Boas a chef

3 agosto, 2021

A Secretaria de Mulheres do Comitê Estadual do PCdoB na Bahia repudia, com veemência, o ataque machista, misógino e racista do secretário de Saúde do Governo da Bahia, Fábio Vilas-Boas, contra a chef de cozinha e fotojornalista Angeluci Figueiredo, no último domingo (1º/08). A agressão gratuita é injustificável, e revela a contradição que há na postura de alguém que, pelo cargo, deveria estar comprometido com o combate a todas as formas de violência.

Não é possível aceitar que termos como ‘vagabunda’ tenham sido utilizados pelo secretário para se referir a uma mulher, ainda mais pelo tão fútil motivo de ter tido cancelada uma reserva feita no restaurante Preta, na Ilha dos Frades, em meio a uma pandemia. No dia do ocorrido, a chef foi obrigada a fechar o estabelecimento após a Capitania dos Portos recomendar a restrição de navegações na região, por conta da instabilidade do tempo e das variações do vento.

Atitudes como esta remontam ao período escravocrata, em que a mulher negra era colocada em posição de subserviência e os homens brancos, alçados ao topo da hierarquia social, não poderiam ter, em nenhuma hipótese, contrariados os seus desejos. Alguém não aceitar a decisão – prudente e sensata – de uma mulher negra ainda hoje é sinal de que muito ainda precisa ser feito para derrubar os alicerces racistas e machistas que sustentam a nossa sociedade.

O PCdoB-BA entende que o pedido de desculpas de Fábio Vilas-Boas é um passo importante, mas não é suficiente para reparar o dano causado a Angeluci e a todas as mulheres da Bahia, principalmente as negras, que são maioria no estado. Exige-se, no mínimo, a adoção de medidas que possam contribuir com o enfrentamento à vergonhosa situação de violências a que mulheres são submetidas cotidianamente no país. Assim, quem sabe, poderemos evitar que ataques como este voltem a acontecer.

A direção do PCdoB-BA ainda manifesta irrestrita solidariedade a Angeluci Figueiredo e deseja pronta recuperação do violento ataque.

 

 

Salvador, 03 de agosto de 2021

 

Daniele Costa

Secretária de Mulheres do PCdoB-BA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados