Notícia

Secretaria institui comissão para enfrentamento do racismo institucional

26 janeiro, 2016

Na semana passada, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia instituiu a Comissão de Enfrentamento ao Racismo Institucional, Sexismo e Intolerância Religiosa, iniciativa que vai contribuir para reversão de práticas discriminatórias em função da raça ou cor, sexo e religião, no âmbito da secretaria, atuando de forma a valorizar a diversidade cultural, social e racial no serviço público.
Formada por servidores da secretaria, a comissão vai planejar, implementar e monitorar ações de combate ao racismo, preconceito, discriminação e intolerância religiosa, além de acompanhar políticas transversais voltadas à promoção da igualdade racial no âmbito da secretaria e combate ao sexismo e intolerância religiosa.
O colegiado também vai implementar, diretamente ou em conjunto com demais secretarias de Estado, atividades que apresentem alternativas para o combate a práticas de racismo institucional.
De acordo com os índices divulgados pela Secretaria de Administração da Bahia (Saeb), 74% dos servidores estaduais baianos que atuam em regime estatutário se consideram pardos ou negros. O índice foi apresentado durante a elaboração do Perfil Racial dos Servidores Estatutários do Estado da Bahia 2015.
 
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados