Notícia

Secretarias se unem em ações de promoção do Trabalho Decente na Bahia

7 julho, 2015

Dentro do espírito de transversalidade que envolve as secretarias estaduais na Bahia, os secretários do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes, e da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, reuniram-se nesta terça-feira (7/7), no gabinete da pasta da Justiça, para debater estratégias e parcerias nas ações do trabalho decente no Estado.

O encontro serviu ainda para tratar da consolidação de parcerias no âmbito do combate ao trabalho escravo e a reinserção de populações vulneráveis no mercado de trabalho. “Nossas perspectivas é diminuir o número de pessoas aliciadas e traficadas para o trabalho análogo ao escravo, oferecendo, em contrapartida, alternativas de trabalho decente”, afirma Álvaro Gomes.
Na ocasião, ficou definida a reinstalação na próxima terça-feira (14), da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-Ba), com interiorização das suas ações visando a articulação da rede de combate a este tipo de crime. A solenidade está prevista para a Casa Civil do Governo, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Presidente do Fonset (Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho), Álvaro Gomes destacou o trabalho conjunto que as secretarias realizam desde a gestão anterior, e que agora será potencializado em novas ações de esforço coletivo. “O foco desse trabalho conjunto será a inclusão social das pessoas mais vulneráveis”, acredita.
Geraldo Reis ressaltou o que já vinha sendo feito pelas secretarias e valorizou a sinergia que a transversalidade traz às ações do Governo do Estado. “Juntos, podemos mais. Juntos, estaremos fortalecidos para combater o trabalho escravo, fortalecendo um dos eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente”,assegura.
Programa – Coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente e assessora especial da Setre, Tânia Portugal acompanhou o secretário Álvaro Gomes e tratou da reedição da portaria que cria o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) – que tem a missão de executar o Programa Ação Integrada (PAI-Ba).
Coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Admar Fontes Junior comemorou a reinstalação da Coetrae prevista para os próximos dias.
O PAI-Ba – concebido a partir de um programa existente no Mato Grosso – visa reinserir no mercado de trabalho pessoas resgatadas do trabalho escravo ou em trabalho degradante. Ele parte da premissa de que a educação, aliada à qualificação profissional, é fator fundamental para inserção e permanência desses trabalhadores.
Com informações da Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados