Notícia

Secretário Álvaro Gomes é o mais novo integrante do Codefat

3 junho, 2015

O secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, é o mais novo integrante do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, o Codefat. A posse foi durante a reunião extraordinária que ocorreu, na última semana, na sede do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília.
Na pauta, abordou-se temas como a necessidade de aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) para o alcance de qualidade no atendimento e o aperfeiçoamento de sua legislação. Na ocasião, o titular da secretaria baiana destacou o esforço do ministro do Trabalho, Manoel Dias, para o aperfeiçoamento da legislação vigente.
O ministro integra os esforços para a elaboração de um Projeto de Lei a ser construído a partir de discussão com o Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset) e com instituições e segmentos relacionados à área. Na avaliação de Álvaro Gomes, a grande dificuldade enfrentada pelos estados hoje está na renovação dos convênios e na prestação de contas.
Segundo o secretário, o procedimento “atrasa e dificulta as ações das secretarias do Trabalho no que diz respeito à intermediação de mão de obra, ao seguro desemprego e à qualificação”. Ele ainda defendeu a transferência direta dos recursos para os estados no lugar da necessidade de se fazer convênios com o Ministério do Trabalho.
O Fórum Nacional das Secretarias do Trabalho discutirá o tema e dará sua contribuição para o aperfeiçoamento da Lei.  No próximo dia 10 de junho, haverá uma reunião do FonsetT com o objetivo de contribuir para solucionar esse, que é um dos principais problemas das secretarias do Trabalho.
 
Com Ascom/ Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados