Notícia

Secretário defende priorização da população carente no esporte

7 março, 2016

A priorização do atendimento à população que mais precisa do suporte do Estado foi defendida pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, no Fórum de Gestão Esportiva, promovido pela Faculdade 2 de Julho, que tratou sobre “Os Rumos da Gestão dos Esportes no Brasil”.
Realizado pela 1ª Turma de Pós-graduação do Curso de Gestão Esportiva da instituição de ensino, o encontro contou, ainda, com as participações do diretor de Mercado do Bahia, Jorge Avancini; diretor de Mercado e Comunicação do Vitória, Paulo César Verardi, e do diretor de Marketing da Arena Fonte Nova, Marcos Cidreira.
Álvaro Gomes ressaltou que o esporte apesar dos avanços a partir da criação do Ministério ainda carece de muita atenção. E justificou que os aportes de recursos do programa de incentivo FazAtleta sejam direcionados para projetos que beneficiem o maior número de atletas em condições de desvantagem social.
“Concebo o esporte como uma ferramenta de inclusão social, fator de desenvolvimento humano e ferramenta de apoio à saúde. Li, recentemente, uma pesquisa que dizia que 50 por cento dos brasileiros não praticam o esporte e nenhuma atividade física, o que é por demais prejudicial para a saúde”, afirmou.
O secretário Álvaro Gomes voltou a reafirmar que a lógica da sua administração é fazer muito com os poucos recursos existentes. E acrescentou: “Temos, preferencialmente, potencializado projetos para os que mais necessitam”. Entre outros programas citou: ‘Caravana do Lazer’, ‘Segundo Tempo’ e as ‘Escolinhas de Esportes’, sob os cuidados da Sudesb – autarquia vinculada à Setre.
Destacando os equipamentos esportivos, o titular da Setre citou o Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), o Estádio de Pituaçu, Ginásio de Esportes de Cajazeiras, Arena Fonte Nova e anunciou o Centro Olímpico de Natação da Bahia (CONB), que está pré-agendado para ser entregue no final deste mês.
Álvaro anunciou também que, com a realização das Olímpiadas Rio 2016, em agosto, muitos países estão procurando esses espaços do Governo do Estado para realizar treinamentos durante período de aclimatação. “A Arena Fonte Nova já está contratada pelo Comitê Olímpico Internacional para receber 10 partidas do torneio de futebol, sendo sete do masculino e três do feminino”, conforme antecipou Marcos Cidreira.
 
Fonte: Ascom/Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados