Notícia

Sede do Governo estadual muda para Cachoeira nesta quinta-feira

25 junho, 2015

O município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, é a sede do Governo da Bahia por um dia, nesta quinta-feira (25/6), como determina a lei 10.695, de 2007. A transferência acontece há oito anos, no mesmo 25 de junho, data que marca o início, em 1822, das lutas pela independência da Bahia que culminaram com a batalha final de 2 de julho de 1823.
A cerimônia de transferência teve início no início da manhã, na frente da Câmara Municipal, com o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, maior autoridade militar presente, passando em revista pela tropa. O governador Rui Costa foi substituído pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, em razão do nascimento da filha Malu.
O ato continuou com o hasteamento das bandeiras do município, da Bahia e do Brasil, sob a execução do Hino Nacional, pelo presidente da Câmara, Wendel Chaves, pelo prefeito de Cachoeira, Carlos Menezes, e pelo secretário Bruno Dauster, respectivamente. O hasteamento oficializou a instalação de Cachoeira como sede do Governo.
Após a execução do hino ao 2 de Julho, as autoridades visitaram a exposição comemorativa dos 190 anos da Polícia Militar e participaram, na igreja matriz, do tedeum, que é um ato religioso que celebra o heroísmo dos que lutaram e deram suas vidas em prol da independência brasileira.
Na oportunidade, o secretário Bruno Dauster afirmou que o local “é onde marcamos de maneira muito clara a importância e a luta da Independência do Brasil. Cachoeira foi o berço desta independência, se antecipando ao 7 de Setembro, e iniciando uma luta que só foi concluída com a efetiva independência do país”.
A programação pela Independência da Bahia segue até a próxima quinta-feira, 2 de Julho, data magna do estado.
 
Colaborou com informações e foto Secom-BA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados