Notícia

Semana de Erradicação do trabalho Infantil é lançada na Bahia com ações no Sine

9 junho, 2015

Na última segunda-feira (8/6), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) lançou a Semana de Erradicação do Trabalho Infantil, com um evento na Unidade Central do SineBahia, em Salvador. O ato marcou a abertura do período de conscientização para um problema que atinge aproximadamente 554 mil brasileiros com idade entre 5 e 13 anos, segundo a Pesquisa Nacional de Domicílio – Pnad 2012.
As atividades acontecem até 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Durante toda a manhã, os trabalhadores foram conscientizados, através da distribuição de materiais informativos e pronunciamentos da equipe coordenadora do projeto, sobre a importância de combater este crime. Na ocasião, houve ainda apresentação do Coral Canto de Todo Lugar, formado por servidores da Setre.
Para o superintendente do Trabalho da Setre, Rubens Santiago, a ação visa fortalecer na população o entendimento a cerca dos malefícios ocasionados pelo trabalho durante a infância. “Lugar de criança é na escola e, só após sua formação, ela pode ingressar no mercado de trabalho, de maneira segura e apropriada. É fundamental a união dos esforços de todos para acabarmos definitivamente com esta prática criminosa”, defende.
Entre os dias 08 e 12 de junho, a Setre, em parceria com o Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho Adolescente (Fetipa), promove ações em Salvador com intuito de conscientizar a população, informando as pessoas, orientando-as e esclarecendo suas dúvidas.
Durante esta semana, a equipe da Setre ainda realiza oficinas e atividades lúdicas com alunos de escolas públicas e servidores municipais e estaduais, nos bairros de Paripe, Cajazeiras e Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A iniciativa faz parte da Agenda Bahia do Trabalho Decente, que ainda realizará a Caravana Estadual do Trabalho Infantil, levando, de maneira itinerante, as ações de conscientização para o interior do Estado.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados