Notícia

Servidores públicos esperam receber proposta de reajuste na segunda

1 abril, 2015

Sindicatos que representam trabalhadores públicos de diferentes setores esperam ouvir uma proposta de reajuste linear do governo estadual na reunião marcada para a próxima segunda-feira (06/04), com representantes das secretarias de Administração (Saeb) e de Relações Institucionais (Serin).

Uma pauta que tem como principal reivindicação o aumento salarial de 6,41% (equivalente à inflação) já foi entregue pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), desde dezembro do ano passado, e as categorias já se encontraram com representantes do governo em duas oportunidades, mas as negociações ainda não avançaram, e, até agora, os servidores não obtiveram respostas sobre o pleito.

De acordo com a presidente da Fetrab, Marinalva Nunes, os servidores também reivindicam que os vencimentos de nenhuma categoria fiquem abaixo do salário mínimo, e que os acordos feitos em separado com cada sindicato ainda no governo de Jaques Wagner sejam respeitados, a exemplo do reajuste decidido com os servidores da área de educação.

Segundo ela, os trabalhadores estão cientes das dificuldades financeiras que o Estado vem enfrentando, mas exigem os reajustes. “O governo tem falado da queda da arrecadação. Estamos vendo esse quadro de ajuste fiscal da economia, mas sabemos que nunca tivemos tempos de bonança. Não ter reajuste seria um absurdo. Seria fechar os olhos aos trabalhadores”.

Rui Oliveira, presidente da APLB, entidade que também participa da negociação e ações, lembra que no ano passado ficou acordado um aumento de 5,5% para a categoria, além da correção da inflação. Depois de duas reuniões sem resultados concretos, o presidente da APLB também espera ter mais avanços no encontro da próxima segunda. “Eles tem que dizer qual é a proposta, uma proposta concreta com data base no mês de janeiro”.

Com informações do Bahia Notícias

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados