Notícia

Sessão Especial pelo Dia de Luta Antimanicomial homenageará o professor Marcus Matraga

13 maio, 2016

6618e644-eece-453c-bc5a-276eb5741ea5No próximo dia 19 de maio, às 9h, será realizada uma Sessão Especial no Centro de Cultura da Câmara para celebrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Na oportunidade, o evento irá homenagear o professor Marcus Vinícius Matraga, assassinado no início do ano e reconhecido ativista pela reforma psiquiátrica no Brasil.
A Sessão, promovida pela vereadora Aladilce, tem o objetivo de avaliar a situação da assistência à saúde mental no município de Salvador. “Vamos fazer um balanço dos avanços e retrocessos da Lei da Reforma Psiquiátrica na cidade e homenagear o professor Matraga, que foi de extrema importância na luta antimanicomial em todo o país. A iniciativa serve para frisar que ainda buscamos esclarecimentos dos órgãos públicos e da justiça sobre o seu assassinato e punição para os criminosos”, afirma Aladilce.
Foram convidados para a mesa da Sessão representantes do poder público, do movimento social e familiares de Marcus Matraga. O psicólogo e ex-professor da UFBA era uma das principais referências da luta antimanicomial e em defesa dos direitos humanos. Seu assassinato ainda está sob investigação e, até o momento, ninguém foi preso.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados