Notícia

Setre investe mais de R$ 500 mil em projeto de matriz africana  

21 maio, 2015

Com o artesanato tendo como base o tecido, a Cooperativa de Mulheres de Saubara Flor do Maracujá é um dos empreendimentos que expõem seus produtos na loja Negras.com, inaugurada na noite da última segunda-feira (18/5), na Praça da Cruz Caída, Centro Histórico de Salvador.
A loja é parte do Projeto Rede de Desenvolvimento Solidário das Organizações Negras, contemplado com o Edital de Matriz Africana, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
Tendo como lastro uma plataforma virtual autogestionada (portal), o projeto do Instituto Palmares de Promoção da Igualdade envolve terreiros, quilombos e organizações negras. Num investimento total de R$ 553 mil, serão contemplados empreendimentos dos municípios de Salvador, Maragojipe, Feira de Santana e Saubara.
A Rede vai tratar as questões por etapas, desde a venda no varejo e atacado até o controle de estoque, passando pelo financeiro, de maneira que cada comunidade faça o próprio gerenciamento do seu empreendimento.
“Identificamos que um dos principais gargalos da economia solidária é o escoamento da produção. Essa plataforma (portal), que está em fase de construção, vai facilitar a comercialização desses produtos”, explica o presidente do Instituto Palmares de Promoção da Igualdade, Danilo Moura.
Presente no evento, o secretário do Trabalho e Emprego, Álvaro Gomes, ressaltou que “além da geração de renda e trabalho, as ações do segmento da economia solidária têm o ganho social, fortalecendo os segmentos de forma coletiva”.
O projeto Rede de Desenvolvimento Solidário das Organizações Negras é um dos 54 selecionados pelo Edital 001/2014 da Setre, que apoia entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, no âmbito dos segmentos de matriz africana.
Fonte: Ascom/Setre
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados