Notícia

Setre lança em Camaçari o Projeto Multicultivo Quilombolas

6 abril, 2015

A produção agrícola e a economia familiar local da comunidade de Cordoaria, município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ganha, nesta segunda-feira (6/4), um projeto apoiado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) contemplado pelo edital 001/2014 de Economia Solidária para matriz africana.
O projeto é de responsabilidade da Superintendência de Economia Solidária (Sesol). “Foram 37 projetos classificados pelo edital, que visa apoiar entidades de sociedade civil sem fins lucrativos, no campo da formação e do desenvolvimento de empreendimentos e redes de economia solidaria no âmbito dos segmentos de matriz africana”, adianta o superintendente Milton Barbosa.
O “Projeto Multicultivo Quilombolas de Cordoaria” será executado pelo Centro de Atividades Sócio Educativo Capoeira e Engenho, coordenado por Jorge Nascimento. “Vamos trabalhar com trinta famílias na criação do banco de sementes e no projeto piloto de reflorestamento de biriba e plantio de cabaças”, anuncia.
Serão disponibilizados R$ 121 mil em recursos para o Centro Capoeira e Engenho que vai trabalhar, também, “pela reforma da casa de farinha comunitária e na aquisição de máquinas e equipamentos para o beneficiamento dos produtos”, completa Nascimento.
Fabrico de cordas
Cordoaria é uma comunidade remanescente quilombola, localizada a 16 km de Camaçari, no distrito de Vila de Abrantes. Com aproximadamente 260 anos de fundado, o quilombo foi reconhecido em 2005 pela Fundação Cultural Palmares. Anos atrás o quilombo mantinha um pequeno fabrico de cordas de sisal, que deu nome posteriormente à comunidade.
Hoje, a comunidade de Cordoaria vive basicamente da agricultura familiar e da comercialização dos produtos beneficiados através do cultivo da mandioca (farinha, beiju, carimã, goma, tapioca, entre outros produtos tradicionais) vendidos nas feiras livre de Camaçari no Centro Administrativo da cidade e na Gleba A.
 
Fonte: Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados