Notícia

Setre oferece curso de qualificação para baianas de acarajé

11 janeiro, 2016

curso baiana carajé
 
Já está em sala de aula, na Universidade Católica do Salvador (UCSal), no campus Lapa, a primeira turma de baianas de acarajé que vão se aprimorar em um curso de Manipulação de Alimentos e Gestão Básica. Promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a UCSal e a Associação de Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), a ação começou nesta segunda-feira (11).
A aula inaugural levou às 20 baianas de acarajé conteúdos inéditos, abordados de forma didática sobre questões importantes, tais como ‘Gestão Básica em Negócios’, ‘Cooperativismo’, e ‘Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica’. A atividade de classe foi ministrada pelo professor Sílvio Bello, coordenador de Práticas Empreendedoras da UCSal, enquanto a presidente da Abam, Rita Santos, e o representante da Coordenação de Microfinanças da Setre (Comfins), Júlio Santana, estimularam o grupo com palavras de incentivo.
No total, a qualificação vai beneficiar 60 baianas de acarajé. O secretário do Trabalho, Álvaro Gomes, considera a ação da Superintendência de Economia Solidaria (Sesol), da Setre, fundamental para o fortalecimento da importância da baiana de acarajé na cultura da Bahia. “Inicialmente, vamos trabalhar com três turmas de 20 baianas, beneficiando um total de 60. No futuro, este número deverá ser ampliado de forma a atender mais trabalhadoras”, explicou o secretário.
A qualificação pretende contribuir para que essas mulheres tenham noções gerais de manuseio e segurança de alimentos. De acordo com o coordenador de Microfinanças da Setre, Weslen Moreira,  o curso é totalmente gratuito e integra outras ações de valorização da atividade. “Já houve o pedido junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social para que o ofício das baianas de acarajé seja incluído na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)”, lembou Weslen.
Fonte: Ascom/Setre
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados