Notícia

Setre promove integração entre os centros de economia solidária

24 julho, 2015

Para trocar experiências, avaliar conquistas e dificuldades, alinhar as ações e proporcionar maior integração, representantes de 16 Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s) se reuniram, na última quarta-feira (22/7), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O encontro atraiu gestores e coordenadores dos oito Centros Públicos em funcionamento e dos oito que serão inaugurados ainda este ano, no auditório do Espaço Crescer da Setre e foi aberto pelo chefe de Gabinete Jorge Wilton.
O superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa,  abordou as “Perspectivas da Política Pública de Economia Solidária” e aproveitou para fazer um balanço da conjuntura política e social da economia solidária na Bahia.
Destacou, ainda, que “os Centros Públicos implantados pela Setre nos últimos  anos são referências  em termos de políticas públicas para a área de Economia Solidária”. Disse também que os novos Cesol’s a serem inaugurados pelo Governo do Estado vai ampliar a oferta de assistência técnica aos empreendimentos associativos populares e solidários e as redes de economia solidária e de comércio justo.
“O fortalecimento da economia solidária no Estado tem como objetivo o desenvolvimento do território de identidade, seja ele político, social ou econômico. A economia solidária transforma vidas. É o caminho para a construção de uma vida melhor e tem um impacto social muito grande”, destaca.
Diretor-presidente da Companhia de Ação e Desenvolvimento e Regional (CAR), Wilson Dias anunciou que o Governo do Estado vai lançar ainda este ano quatro editais para beneficiar os empreendimentos de economia solidária e de agricultura familiar na área de produção do leite, apicultura socioambiental e do abastecimento. Ele citou um projeto para implantação de um espaço de Economia Solidária no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, para vender exclusivamente a produção dos empreendimentos econômicos e  solidários.
Atualmente estão em operação os centros públicos nos municípios de Guanambi, Pintadas, Juazeiro, Itabuna, Cruz das Almas, e três em Salvador: Mares, Sussuarana e Barra. Os oito que serão inaugurados vão atender aos empreendimentos econômicos e solidários dos municípios e regiões de Monte Santo, Irecê, Gandu, Praia do Forte, Serrinha, Paulo Afonso, Seabra e Barreiras.
As ações dos Cesol’s integram o Programa Vida Melhor. Para implantação desses equipamentos públicos, o Governo do Estado liberou um total de R$ 60 milhões, através dos editais 09/2012 e 03/2013.
 
Fonte: Ascom/Setre 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados