Notícia

Setre vai lançar na Bahia o “Dia D” do Primeiro Emprego

25 fevereiro, 2016

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vai realizar até junho próximo o “Dia D” do Primeiro Emprego. A intenção é promover uma rápida inserção de estudantes recém-formados no mercado de trabalho. A ação social será semelhante ao dia dedicado às Pessoas com Deficiência (PcD), promovido há três anos pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, em todo o país, e que reúne empresas que ofertam vagas de emprego a esse público.
Na Bahia o “Dia D” é promovido pelo SineBahia. A ideia do “Dia D” do Primeiro Emprego foi apresentada na última quarta-feira (24/02), na reunião do Comitê Gestor do Projeto Estadual de Incentivo à Concessão de Estágio e Primeira Experiência Profissional, realizada na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Titular da Setre e coordenador do comitê gestor, o secretário Álvaro Gomes fez a sugestão, muito bem recebida pelo colegiado formado, na oportunidade, por representantes da Casa Civil, secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), Administração (Saeb), Educação (SEC), Saúde (Sesab) e Desenvolvimento Rural (SDR), além da Polícia Militar (PM) e Bahiagás.
Álvaro Gomes salientou que os programas Primeiro Estágio e Primeiro Emprego são uma das prioridades do governador Rui Costa, e uma bela iniciativa para promover a inserção desses jovens no mundo do trabalho formal. Presidente da Empresa Baiana de Gás (Bahiagás), Luiz Gavazza apresentou proposta para inserção dos jovens.
“Nossa empresa é de economia mista, mas vamos perseguir caminhos para inserir esses novos profissionais. Queremos ser uma das primeiras parceiras desta feliz iniciativa”, argumentou Gavazza.
Superintendente de Desenvolvimento do Trabalho (Sudet) da Setre, Rubens Santiago destacou os esforços de todos para que o programa esteja “rodando” muito rapidamente. E sugeriu que no próximo dia 1º de março uma reunião feche todas as pendências especialmente os pontos vitais, ou seja, o da articulação da oferta de vagas com a demanda dos estudantes.
Articulação
Diuturnamente, o comitê gestor trabalha na articulação dos programas “Primeiro Estágio” e “Primeiro Emprego”, que teve lei publicada no Diário Oficial dia 11/12/2015. Para o projeto “Primeiro Estágio, Primeiro Emprego” a ideia é estimular que a iniciativa privada e prefeituras, juntamente com o conjunto de órgãos do Governo do Estado, ofereçam 4,5 mil vagas este ano e outras 4,5 mil em 2017. Além do salário, os estudantes beneficiados terão todos os direitos garantidos, como assistência médica, por exemplo.
A seleção dos jovens para as vagas será realizada de acordo com o critério de rendimento escolar, a partir de um banco de dados da Secretaria de Educação (SEC) disponibilizado ao Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia). Os estudantes poderão atuar em empresas públicas e privadas por meio de contrato de estágio, aprendizagem ou primeiro emprego.
Viabilidade
Para viabilizar a execução dos programas “Primeiro Estágio” e “Primeiro Emprego” serão utilizados recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). Recentemente, o Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa proposta que garante a ampliação desse fundo, através do realinhamento de 2% das alíquotas de ICMS que incidem em cigarros, cigarrilhas, charutos, fumos industrializados, perfumaria, cosméticos, energéticos, isotônicos e refrigerantes.
 
Fonte: Ascom/Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados