Notícia

Sinposba solicita apoio da Setre para enfrentar doenças ocupacionais

23 janeiro, 2015

As doenças ocupacionais dos trabalhadores de postos de combustíveis causadas pela exposição de produtos químicos, entre os quais o benzeno, que provoca vários prejuízos à saúde humana, foi alvo da conversa entre o diretor de Saúde do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba), Antonio Lago, e o secretário estadual do Trabalho e Esporte (Setre), Álvaro Gomes.
Durante a audiência, realiza na quinta-feira (22), na sede da Setre, Antonio Lago pediu apoio para o enfrentamento da questão. “Os frentistas trabalham expostos a vários fatores de riscos e precisamos combater esse grave problema de maneira urgente”, afirmou.
O secretário Álvaro Gomes lembrou que, dentro do Programa Bahia do Trabalho Decente, existem ações do Governo do Estado para fiscalizar e acabar com este problema e garantir a saúde do trabalhador. “Dentro dos nossos esforços vamos tentar ajudar a categoria a diminuir este problema”.
O sindicalista Antonio Lago explicou que é preciso uma fiscalização mais rígida da atividade e lembrou a necessidade de criação de uma Lei, como existe em Santa Catarina, para que os tanques de combustíveis dos veículos sejam abastecidos somente até o automático. Ele relatou que a prevalência de frentistas é do sexo masculino, com idade entre 26 a 33 anos, e 86% deles conhecem os riscos a que estão expostos.
“Sabemos que a falta de treinamento e conscientização dos próprios frentistas contribui para o aumento dos riscos. E isso nos preocupa muito. Como liderança sindical, temos feito diversos alertas constantes e lutando também pela aposentadoria especial desses profissionais”, comentou Lago.
Com informações da Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados