Notícia

Sirlene Assis é reconduzida para a ouvidoria-geral da Defensoria Pública

7 maio, 2021

A atual ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado (DPE), Sirlene Assis, foi reconduzida para o cargo, após vencer o processo eleitoral da entidade. Depois de ter sido escolhida pela sociedade civil para continuar nas atividades, em votação realizada na semana passada, Sirlene foi agora aprovada na sabatina do Conselho Superior da DPE, nesta sexta-feira (07/05), por unanimidade.

Com a recondução, a ouvidora-geral estará no cargo por mais dois anos (biênio 2021/2023). Segundo ela, um dos principais desafios da nova gestão será o fortalecimento do eixo institucional, a partir das articulações para a ampliação do orçamento público da Defensoria e viabilização de um projeto de lei que institua um quadro de servidores estáveis.

Sirlene também garantiu propor a intensificação das ações institucionais de respeito aos direitos das comunidades tradicionais e povos de religiões de matrizes africanas, além do combate à violência de gênero e contra a população LGBTQI+. De acordo com ela, essas lutas sempre fizeram parte da sua biografia, mesmo antes de chegar à Ouvidoria.

“Desde os meus 12 anos que venho na luta coletiva dos movimentos e organizações sociais na busca de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Sou uma sonhadora, e acredito na construção dos que se colocam à disposição para construir uma Bahia e um Brasil diferentes, livre de preconceitos, injustiças e discriminações”, afirmou a ouvidora.

Sirlene Assis é assistente social, professora de escolas comunitárias e liderança do movimento negro, já tendo presidido a seção baiana da União de Negros e Negras pela Igualdade, a Unegro. Ela também é especialista em Gestão de Políticas Públicas, Gênero e Raça e mestranda em Estudos Interdisciplinares de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados