Notícia

SPM promove cortejo “Vá na moral ou vai se dar mal” na Festa de Yemanjá

1 fevereiro, 2016

Nesta terça-feira (02/02), dia da Festa de Yemanjá, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) promove o cortejo “Vá na moral ou vai se dar mal” da campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres no Carnaval da Bahia 2016. A concentração será às 10h, em frente à quadra de futebol na Rua da Paciência, no bairro do Rio Vermelho.
Duas bandas formadas exclusivamente por mulheres animarão o Cortejo. A Banda Chita Fina, que apresenta um resgate cultural do samba de roda, estará na concentração, e o percurso, realizado até o Largo da Mariquita, será guiado pela música e ritmo contagiantes da Banda Didá.
Haverá também a animação de palhaços carnavalescos, a beleza de baianas de acarajé e uma homenagem à Maria da Penha, madrinha da campanha “Vá na moral ou vai se dar mal”, com uma boneca gigante, semelhante aos bonecões utilizados no Carnaval de Olinda.
A secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcará presença na atividade, que é apoiada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (CDDM), Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia e Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara de Vereadores.
O objetivo da campanha é conscientizar a população, de maneira lúdica e criativa, em relação à necessidade de superar a violência de gênero, difundindo, mais amplamente, o respeito e a paz entre homens e mulheres. No contexto do Carnaval, combatendo as agressões mais comuns: puxar o cabelo, beijar forçadamente, xingar, humilhar, forçar a fazer algo sem consentimento, tirar a liberdade de ir e vir, dentre outras.
Com informações da SPM-BA
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados