Notícia

Teoria e prática das redes marcam Encontro de Comunicação do PCdoB-BA

8 maio, 2021

O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia realizou, neste sábado (08/05), o Encontro Estadual de Comunicação, evento virtual que reuniu militantes, profissionais e interessados na área para debater estratégias de aperfeiçoamento do diálogo com a sociedade e disponibilizar, para os presentes, oficinas para uso de novas ferramentas. Ao longo do dia, cerca de 200 pessoas, de mais de 20 municípios do estado, participaram das atividades.

A abertura contou com as presenças de Geraldo Galindo, Adalberto Monteiro e Alice Portugal, respectivamente vice-presidente do PCdoB-BA, secretário nacional de Comunicação do Partido e deputada federal. Nas intervenções, que foram mediadas pela secretária estadual de Comunicação do Partido, Nágila Maria, os convidados introduziram as discussões sobre os atuais desafios da comunicação e a importância do ECOM para a conjuntura.

Dois dos assuntos de maior destaque, durante a manhã, foram a democratização da informação e a luta política no contexto das redes de ódio e das fake news. Para a jornalista Renata Mielli, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, é necessário estar atento às informações que circulam na internet. “Precisamos ler, compreender, assimilar. A comunicação se fragmenta, por isso tanto discurso de ódio. Nós temos uma obrigação, enquanto comunistas que querem transformar as relações de trabalho. Precisamos compreender como se dão as relações nas plataformas e entender como organizar os espaços públicos de debates”, afirmou.

Outro ponto a ser considerado, de acordo com Felipe Nunes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), PhD em ciência política e diretor da Quaest Pesquisa, é o uso de estratégias para cada rede social. É preciso aliar estratégia e conteúdo. “Na comunicação, também é fundamental investir na formação de pessoas, disponibilizar custos para produzir mais e manter a atenção ao que está acontecendo”, acrescentou o jornalista Altamiro Borges, também do Barão de Itararé.

Após o debate, foram oferecidos aos presentes três minicursos: colagem pela ferramenta Canva, ministrado por Silvelena Gomes; gerenciamento de redes, com Lica Ornelas; e edição de vídeos, com Fernando Udo. A mediação foi da jornalista Luciana Oliveira.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados