Notícia

Trabalhadores da Saúde protestam contra extinção de Dires

29 janeiro, 2015

Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde da Bahia (SindSaúde) e servidores do setor realizam protesto contra a extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), nesta quinta-feira (29/01), na Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante apresentação ao Conselho Estadual de Saúde por parte do secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, das diretrizes da pasta para os próximos anos.
De acordo com Ivanilda Brito, dirigente do Sindicato, os servidores que estavam alocados nas Dires estão sendo forçados na aceitação do futuro vínculo. “Tivemos uma reunião no fim de dezembro e ele nos prometeu que os funcionários iriam escolher onde trabalhar. Isso não está sendo cumprido”, denunciou.
No entanto, o secretário alega que cada trabalhador está livre para decidir onde vai ficar, junto ao coordenador da Dires onde estava lotado. Em nota técnica, a Sesab informa que as 32 diretorias serão transformadas em Bases Regionais de Saúde, em um total de nove, espalhadas pelo estado.
Para a vereadora Aladilce Souza, que trabalha na área e é dirigente do SindSaúde, a decisão do governo foi unilateral e feriu o acordo com a categoria. “As medidas deveriam ter sido tomadas após análise mais criteriosa das ações desempenhadas pelos servidores exonerados. Essas ações podem acarretar graves prejuízos para a atenção à saúde no estado”, ressalta.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados