Notícia

Trabalhadores têm agenda de festa e protesto no Carnaval de Salvador

3 fevereiro, 2016

Os trabalhadores e trabalhadoras baianos não vão ficar de fora do Carnaval de Salvador, a maior festa popular do planeta, que começa nesta semana. A partir da próxima quinta-feira (4/2), os classistas terão uma programação animada, onde será possível unir protesto e festa, no mais tradicional estilo irreverente do sindicalismo baiano.
O ponto alto será a segunda-feira de carnaval, quando os trabalhadores têm encontro marcado na Mudança do Garcia. Este ano, a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) vai sair com um grande bloco no evento. Confira a programação completa:
O agito carnavalesco começa na quarta-feira (4/2), com duas importantes atividades: a Lavagem do Beco das Quebranças e o Grito dos Comerciários.
A festa começa com a 20ª edição da Lavagem do Beco das Quebranças, organizada pelo Sindicato dos Bancários da Bahia. Este ano, o evento também homenageia os 83 anos do Sindicato. A concentração é a partir das 18h30, em frente à entidade, na avenida Sete de Setembro, Mercês. O cortejo segue pelo circuito Osmar até retornar ao Beco das Quebranças, onde as baianas, ao lado dos foliões, fazem a lavagem. Para provar que Carnaval também é espaço político, protestos por melhores condições de trabalho e atendimento para bancários e clientes integram a folia. A Rainha das Quebranças e o Rei Momo dos Bancários lideram o cortejo.
Logo em seguida, é a vez do Grito dos Comerciários tomar a avenida. Com irreverência, mas, principalmente muita coragem para avançar nas conquistas da categoria, o Sindicato dos Comerciários de Salvador vai reunir a categoria em um grande bloco de carnaval. A concentração será às 19h, no Forte de São Pedro. Com banda de sopro e muita disposição, o Grito dos Comerciários costuma ser um dos blocos mais animados do circuito Osmar, na primeira noite da folia.
A programação inclui ainda opções para quem prefere um ambiente mais tranquilo. Este ano, o Camarote Universitário, organizado pela Assufba ,vai funcionar todos os dias. Numa localização privilegiada, o Camarote, possui uma área de 2,4 mil metros quadrados.  Com praça de alimentação, banheiros confortáveis, ambulância e toda segurança, os foliões curtem a festa com uma excelente vista do circuito Dodô, em Ondina. Os interessados podem comprar seus ingressos na Assufba Sindicato (Rua Caetano Moura, 142, Federação), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os ingressos também podem ser adquiridos na APUB, APLB e Ticketmix.
Aproveitando esta comodidade, a APLB Sindicato está organizando um grande baile para a categoria no Camarote Universitário, no sábado do carnaval (6/2), a partir das 18h. Os ingressos e outras informações sobre o evento estão disponíveis na sede da APLB, na rua Francisco Ferraro, n° 45, em Nazaré.
Mudança do Garcia
Na segunda-feira de Carnaval, o ponto de encontro dos movimentos sociais é a tradicional Mudança do Garcia. No maior bloco do carnaval de Salvador há espaço para todas as tribos e todas as formas de protesto. Por isso mesmo, a CTB vai apoiar mais uma vez a organização da Mudança, além de sair de forma organizada com o bloco “Maria vem com as outras pra luta”.  Os abadás para o bloco serão entregues na concentração da Mudança, que começa às 9h, no Final de Linha do Garcia.
Mais que um bloco, a Mudança do Garcia se destaca por ser um espaço privilegiado para o protesto social e político dentro do carnaval de Salvador. “Participar da Mudança é parte da agenda ordinária da CTB Bahia desde a sua fundação, pois entendemos que devemos utilizar todos os espaços possíveis para levar as nossas bandeiras de luta para a sociedade. Este ano, vamos protestar contra a tentativa de golpe contra a democracia, pela saída de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados, por uma Salvador mais humana e, principalmente por mais direitos para os trabalhadores”, ressaltou o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.
 
Fonte: Ascom/ CTB-Bahia

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados