Notícia

Truculência contra jovens marca votação da redução da maioridade penal

10 junho, 2015

Ao som de “Não, não à redução” e “fascistas não passarão”, os movimentos sociais presentes, nesta quarta-feira (10), em sessão na Câmara dos Deputados, impedem votação do relatório do Projeto de Lei 171, que prevê a redução da idade penal. Dentre os movimentos presentes, participaram a União Juventude Socialista (UJS), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Em post no seu perfil na rede socialFacebook, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) denunciou que “os seguranças da Casa Legislativa usaram spray de pimenta e truculência para afastar os movimentos sociais presentes a sessão”.
A reportagem do Vermelho recebeu informação de que, durante a manifestção pacífica, uma jovem que estava presente foi socada pelo deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), o mesmo que agrediu a deputada Jandira Feghali em outra sessão na Câmara dos Deputados.
O deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP), as presidentas da UNE e Ubes, Carina Vitral e Barbara Melo, já estão acionando os órgãos competentes para denunciar a agressão.
“É este o Congresso mais conservador que elegemos desde 1964”, declarou em entrevista à TV Vermelho, Ângela Guimarães, presidenta do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), ao denunciar os impactos do avanço do conservadorismo no Congresso Nacional e o ataque aos direitos da juventude caso o PL 171 seja aprovado.
“A resposta da Polícia Legislativa foi usar gás de pimenta contra todos os manifestantes. Alguns jovens foram levados ao departamento médico”, escreveu o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).
Fonte: Vermelho

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados